Blog do Prisco
Destaques

Unesc assina adesão ao Programa Transforma SC e firma acordos de cooperação para contrapartida do Universidade Gratuita

Parcerias garantem que contemplados pelo programa retornem à sociedade com serviços em áreas essenciais. (Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc)

O compromisso da Unesc com a transformação social e o desenvolvimento regional ganha mais um importante reforço com a assinatura do Programa Transforma SC, acordos de cooperação técnica para a contrapartida dos egressos do Programa Universidade Gratuita (UG). Os convênios foram firmados durante a passagem do governador Jorginho Mello por Criciúma na manhã desta segunda-feira (1/12).

A iniciativa permitirá que profissionais formados na Instituição em 2025 que foram beneficiados com o Programa Universidade Gratuita, atuem em instituições como Bairro da Juventude; Abadeus; Associação dos Aposentados de Criciúma (Adataprev); de Criciúma; Casa da Infância; Prefeitura e Câmara de Vereadores de Criciúma. Outras instituições interessadas nessa parceria firmarão novos acordos nos próximos meses.

“A Unesc tem, em sua essência, o compromisso com o desenvolvimento regional e com a transformação social. A adesão ao Programa Transforma SC e a formalização desses acordos de cooperação técnica garantem que o investimento público na formação dos nossos estudantes retorne à sociedade em forma de trabalho, cuidado e conhecimento. Ter médicos, odontólogos, engenheiros, pedagogos e tantos outros profissionais atuando nessas instituições é uma demonstração concreta da força da Universidade Gratuita e do papel social da nossa Unesc”, comentou a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.

A partir dessas parcerias, os estudantes que se formaram com apoio do UG irão cumprir, de forma proporcional ao período em que receberam a bolsa, a contrapartida social nessas instituições conveniadas.

Além dos convênios já assinados em Criciúma, a Unesc também avança na formação de novas parcerias com outros municípios e entidades da região, ampliando ainda mais o alcance social do programa.

“A adesão da Unesc ao Programa Transforma SC e a formalização dos acordos de cooperação representam um movimento que une Governo, Universidade e sociedade em torno da transformação de realidades por meio da educação. O Programa Universidade Gratuita é uma política pública que garante acesso ao ensino superior e, agora, com essa contrapartida social, fortalece ainda mais seu impacto ao permitir que os profissionais formados prestem serviços à comunidade”, salientou a secretária de Estado da Educação e reitora licenciada da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Benefício à comunidade

Atualmente, mais de 50 mil bolsas estão ativas nas 13 universidades comunitárias que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). A previsão é alcançar 70 mil estudantes beneficiados até 2026. Na prática, isso significa jovens que seguem estudando, famílias que projetam novos futuros e instituições que fortalecem o papel comunitário.

A contrapartida consiste na prestação de serviço por parte dos estudantes beneficiados, totalizando 20 horas mensais por mês de benefício recebido, com limite máximo de 480 horas. As atividades devem ocorrer em território catarinense, preferencialmente após a conclusão do curso e dentro de um prazo de até dois anos.

Os serviços devem ser prestados na área e curso de formação dos egressos junto às entidades parceiras com as universidades e com o governo do estado. O foco na contrapartida é contribuir para o desenvolvimento social, econômico e comunitário das regiões atendidas. Caso o estudante não cumpra essa obrigação, o valor investido pelo Estado deverá ser devolvido aos cofres públicos.