Blog do Prisco
Destaques

Prefeitura de Criciúma conquista selo Diamante em transparência pública

Município foi o único catarinense acima de 100 mil habitantes a obter o nível máximo em 2024 e 2025

A Prefeitura de Criciúma conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o selo Diamante, o nível máximo em transparência pública. O resultado consta no Programa Nacional da Transparência Pública (PNTP), formado por avaliações feitas pelos Tribunais de Contas em todo o país. Entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes, Criciúma foi a única que obteve o selo duas vezes consecutivas, em 2024 e 2025

O prefeito Vagner Espindola celebrou a marca obtida. “É resultado de uma gestão técnica, que coloca a transparência e o respeito ao dinheiro público em primeiro lugar. Para este ano, o Radar Nacional da Transparência Pública tornou as avaliações mais rigorosas, e Criciúma confirmou a excelência mesmo nesse contexto”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Governança, Tiago Ferro Pavan, Criciúma obteve um índice de transparência de 95,23%, enquanto a média nacional foi de 66,6%. “O selo Diamante concedido a Criciúma é resultado de um trabalho permanente de aprimoramento das práticas de transparência, da ampliação do acesso à informação e do fortalecimento da cultura de controle social, pilares centrais para uma administração pública moderna e democrática”, avaliou o secretário.

Saiba mais sobre o PNTP

As avaliações de 2025 começaram em abril e se desenvolveram ao longo do ano, com avaliações promovidas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Em Santa Catarina, o processo foi conduzido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e se encerrou nessa quinta-feira (4), com a publicação dos resultados nacionais.

Nesta edição, foram analisados 10.072 portais de transparência de órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de consórcios públicos, estatais dependentes e independentes, defensorias públicas, ministérios públicos e tribunais de contas.

Critérios verificados

A avaliação do Programa Nacional da Transparência Pública considera um conjunto de dimensões que medem a qualidade, a atualidade e a acessibilidade das informações disponibilizadas nos portais públicos. Entre os aspectos verificados estão acessibilidade, contratos, despesas, licitações, planejamento e prestação de contas, saúde, educação, obras, recursos humanos, convênios e transferências, entre outros.

Posts relacionados

O desejo de Jorginho

Redação

Em Criciúma, governador lança pedra fundamental de novo prédio da UniSATC construído por causa do Universidade Gratuita

Redação

Governo de Criciúma inaugura Centro Comunitário no Vera Cruz

Redação