A Bold, indústria jaraguaense com atuação multinacional e mais de duas décadas de história, anunciou o lançamento de seu Programa de Partnership, iniciativa que fortalece o modelo de governança e reconhece lideranças estratégicas da companhia. Como parte do programa, Eliana Miranda dos Santos do Carmo, diretora administrativo-financeira da empresa, acaba de ser anunciada como sócia da organização.
O modelo de gestão Partnership (termo que, em tradução literal, significa “parceria”) direciona colaboradores com trajetórias de destaque para o quadro societário da empresa. A iniciativa busca reconhecer entregas consistentes, fortalecer o senso de pertencimento e alinhar interesses de longo prazo entre a organização e suas lideranças.
De acordo com o cofundador e CEO da Bold, Ralf Sebold, a escolha de Eliana para inaugurar o programa reflete sua contribuição estratégica ao longo dos anos. “Com base nas entregas consistentes e na postura de liderança da Eliana, fizemos o convite. Ela sempre se destacou e acreditamos que tem muito a contribuir para os próximos ciclos de crescimento da Bold”, afirmou. “Será a primeira, mas não a única. Isso não é uma exceção. Na Bold, o mérito encontra oportunidades”, acrescentou.
O anúncio da nova sócia foi realizado oficialmente durante o evento de encerramento das atividades de 2025, nesta quinta-feira, dia 18, que reuniu conselheiros e lideranças da companhia. Para Eliana, o convite foi recebido com surpresa e emoção. “Esse é o maior reconhecimento profissional que eu poderia receber. Sempre tive um sentimento genuíno de pertencimento e um olhar de dona. Fazer parte da sociedade é um orgulho imenso. É muito mais do que sonhei e fruto de muito trabalho”, destacou.
Com dez anos de atuação na Bold, Eliana é formada em Administração e possui especializações em estratégia de negócios, controladoria e finanças. Ao longo de sua trajetória, atuou nas áreas financeira, contábil e de controladoria e, desde 2020, lidera a então recém-criada Diretoria Administrativo-Financeira, área estratégica para a expansão da companhia.
Criada como uma empresa familiar, a Bold deu um passo decisivo em seu processo de profissionalização em 2018, com a implementação de um Conselho Consultivo, movimento que abriu caminho para uma gestão mais estruturada, transparente e orientada ao crescimento sustentável.
Nesse contexto, o Programa Partnership surge como uma evolução da estratégia da companhia, ampliando oportunidades internas, fortalecendo a sucessão de lideranças e tornando a Bold ainda mais atrativa para o mercado e para a retenção de talentos.
A entrada de uma nova sócia representa mais um avanço na consolidação de uma gestão alinhada às boas práticas de governança corporativa e com foco no protagonismo das pessoas.
Balanço de 2025
Ainda durante o encontro, Ralf apresentou um balanço das atividades de 2025. Segundo ele, o ano foi marcado pela consolidação da presença internacional da empresa, pelo fortalecimento das operações industriais, por avanços em governança corporativa e pelo foco na retenção e no desenvolvimento de talentos.
Entre os principais feitos do ano, Ralf enfatizou que, em 2025, foram registradas eficiências em todas as áreas da empresa. Destacou ainda a implantação de tecnologias, treinamentos e ferramentas de Inteligência Artificial. Além disso, foram registradas 100 promoções internas. “Isso é a materialização do nosso propósito, que é colaborar para o crescimento das pessoas. Tivemos um crescimento saudável e consciente. Trabalhamos todos os dias para ser uma empresa global, mas sem perder nossa essência”, resumiu.
A Bold encerra 2025 com crescimento de 25% em volume comercializado, evidenciando ganho real de mercado e avanço consistente da operação, mesmo em um cenário de forte deflação e diante de um ambiente desafiador para o setor. Em termos de faturamento, o avanço foi de 17%, refletindo ganho constante de mercado, escala e disciplina na execução ao longo do período.
A empresa segue avançando em sua estratégia de expansão internacional e prevê, para 2026, o início de sua atuação direta na América Latina, com a abertura de uma operação no México. Atualmente, 18% da receita da Bold é originada nos mercados internacionais, com destaque para Colômbia e Chile.
No Brasil, a Bold projeta para 2026 a abertura de quatro novas unidades, incluindo duas no Nordeste, nas cidades de Recife e Fortaleza, além de outras duas unidades em território nacional, ainda a serem definidas. Com esse plano, a companhia projeta encerrar o próximo ano com 27 unidades em operação.
Sobre a Bold
No mercado há mais de 24 anos, a Bold é uma multinacional brasileira especialista em chapas acrílicas, de policarbonato, ACM, PETG, PVC, poliestireno e plásticos de engenharia. Com 22 unidades, sendo 14 no Brasil, cinco na Colômbia, duas no Chile, um escritório na China e mais de 700 colaboradores, a organização, com sede em Santa Catarina, é reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência de seus produtos e pela credibilidade em suas relações comerciais.
A Bold conta com três plantas industriais, sendo duas em Jaraguá do Sul (SC) e uma em São Bernardo do Campo (SP), que asseguram alta capacidade produtiva e rigor nos padrões de qualidade. Em seu portfólio de clientes estão marcas como WEG, ABB, Philips, Thyssenkrupp, McDonald’s, O Boticário, Cyrela, Itaú e Ambev.









