Blog do Prisco
Destaques

‘Criciúma, Quem Ama Cuida’ atende mais de 45 bairros e consolida política de cuidado urbano em 2025

Programa mobilizou comunidade, servidores e voluntários com mais de 3,7 mil intervenções em quatro edições

O Governo de Criciúma realizou quatro edições do Programa “Criciúma, Quem Ama Cuida” ao longo de 2025, promovendo ações integradas de cuidado urbano, bem-estar social e animal, escuta ativa e conscientização comunitária. A iniciativa alcançou mais de 45 bairros, com cerca de 3,7 mil intervenções voltadas à melhoria dos espaços públicos e à qualidade de vida da população.

As ações contemplaram serviços de limpeza urbana, revitalização de praças, monumentos e outras áreas públicas, mutirões de castração animal, modernização da iluminação pública em LED, pavimentação de ruas, revitalização da sinalização de trânsito, atendimento público mais próximo do cidadão, além de atividades culturais, de conscientização e de responsabilidade socioambiental.

Idealizado pelo prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, o programa consolidou-se como uma política pública inovadora ao unir serviços municipais ainda mais próximos do cidadão, engajamento comunitário e voluntariado. Um dos principais instrumentos da iniciativa é o Gabinete Itinerante, no qual o prefeito, secretários e gestores realizam reuniões estratégicas diretamente nos bairros, com participação aberta para lideranças de cada comunidade.

“O ‘Quem Ama Cuida’ nasceu para fortalecer o sentimento de colaboração da população, estimular o cuidado coletivo com os espaços públicos e aproximar ainda mais o poder público das comunidades. Quando governo e cidadãos caminham juntos, os resultados aparecem de forma concreta nos bairros”, afirmou Espindola.

O vice-prefeito Salésio Lima ressaltou que o envolvimento da população foi fundamental para o sucesso das ações. “Servidores municipais, entidades, parceiros e voluntários se uniram em prol da conservação dos espaços públicos. A cada edição, essa participação aumentou e se fortaleceu, demonstrando que a população acredita no programa e participa ativamente das transformações nos bairros”, destacou.

Segundo o secretário-geral de Governo, Tita Belloli, as intervenções são planejadas a partir das demandas específicas de cada região. “O mapeamento prévio das necessidades por região e a escuta ativa dos moradores permitem que as ações sejam mais assertivas e alinhadas à realidade de cada comunidade, garantindo eficiência, uso adequado dos recursos públicos e resultados que realmente atendem às demandas locais”, pontuou.

Números que transformam a cidade

Para o coordenador do programa, Vittor Teixeira, os números evidenciam o impacto positivo da iniciativa e refletem a eficiência da gestão pública aliada à participação popular.

“Os resultados alcançados em 2025 demonstram a eficiência de um planejamento integrado e do trabalho conjunto entre as secretarias, aliados à participação ativa da comunidade. Essa união garante ações cada vez mais efetivas e resultados concretos para os bairros atendidos”, afirmou.

Confira abaixo os principais resultados do Programa “Criciúma, Quem Ama Cuida” no decorrer de 2025:

  • 192 toneladas de lixo e resíduos sólidos retiradas de vias e espaços públicos;
  • 600 pontos de iluminação pública e cênica recuperados e modernizados;
  • 800 procedimentos realizados pelo Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), incluindo castrações, vacinação e atendimentos por meio do Nubea Móvel;
  • Mais de 1.000 intervenções de limpeza em bocas de lobo e margens de rios, bem como roçadas;
  • 200 placas de sinalização instaladas ou substituídas;
  • 224 manutenções de pintura em faixas de pedestres.

Na última edição do ano passado, realizada no bairro Renascer, foram restaurados dois campos de futebol de areia e um parquinho infantil. Além disso, ações de limpeza urbana removeram 32 toneladas de lixo das margens de rios e vias públicas e foi realizada a pavimentação asfáltica da rua Antônio Lima, em frente à Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Clotildes Maria Martins Lalau.

A vice-presidente da Associação de Moradores do Renascer, Adriana Borges Eiroff, destacou os benefícios para a localidade. “O programa ‘Quem Ama Cuida’ trouxe melhorias visíveis para o nosso bairro. A comunidade aguardava essas ações há muito tempo, então encerramos o ano com importantes conquistas, fruto do diálogo direto com o poder público”, afirmou.

Ainda mais cuidado em 2026

Criciúma conta atualmente com 92 bairros, três vilas e um distrito, organizados em sete microrregiões. Com base em uma análise prévia, estão previstas mais cinco edições do programa em 2026, com expectativa de atender cerca de 40 bairros e beneficiar aproximadamente 50 mil moradores. A princípio, as próximas ações devem ocorrer a partir de abril na área rural da cidade, no bairro Quarta Linha e na Grande Santa Luzia.

Posts relacionados

Tradição e memória: Criciúma celebra 146 anos de colonização com programação para a comunidade

Redação

Governo de Criciúma tem novo secretário de Infraestrutura e Obras e novo diretor de Comunicação

Redação

Oportunidades e desenvolvimento: Programa Criciúma + Qualificação realiza formatura de 56 alunos

Redação