Blog do Prisco
Artigos

A força Progressista

Leodegar Tiscoski O ano de 2025 foi marcado por um cenário de tensões entre os Poderes, insegurança jurídica e decisões que colocaram à prova a confiança da sociedade nas instituições. Assistimos a avanços preocupantes e arbitrários de ministros do Supremo Tribunal Federal sobre os limites constitucionais e a um governo federal cada vez mais distante das reais demandas do Brasil produtivo, do campo, da indústria e de quem empreende.

Nesse contexto de instabilidade, o Progressistas reafirmou sua identidade e consolidou sua relevância no cenário nacional e, sobretudo, em Santa Catarina. O PP mostrou, mais uma vez, que é um partido raiz, não um partido de ocasião. Tem história, coerência e lado definido. Não se sustenta em discursos fáceis nem em narrativas criadas para viralizar, mas na defesa intransigente dos valores da direita e na entrega concreta de resultados à população.

Essa coerência ficou evidente na decisão firme do partido ao se afastar do governo Lula. Ao mesmo tempo, a federação com o União Brasil, a União Progressista, se consolida como o bloco político mais representativo do país, ampliando nossa capacidade de articulação e defesa dos interesses da sociedade. No Senado Federal, o senador Esperidião Amin é e deverá seguir sendo a voz dos catarinenses. Não se cala diante da pressão da esquerda, enfrenta os debates e defende o que é necessário. Como relator do Projeto de Lei da Dosimetria, sua atuação foi decisiva na revisão das penas dos condenados pelos atos de 8 de janeiro, reafirmando seu compromisso com a justiça e o Estado Democrático de Direito.

Na Assembleia Legislativa, os deputados Altair Silva, Pepê Collaço e José Milton Scheffer atuam para que Santa Catarina siga sendo um estado pujante. Enfrentam duros embates e defendem a produção, o emprego e o desenvolvimento das diferentes regiões catarinenses. Nos municípios, são 51 prefeitos, 40 vice-prefeitos e mais de 450 vereadores que comprovam, na prática, que onde o PP está, existe gestão eficiente, crescimento local, valorização do agronegócio, incentivo ao empreendedorismo e geração de trabalho e renda. Ao longo do último ano, a executiva estadual trabalhou no fortalecimento das raízes do nosso partido, no alinhamento e na convergência de ideias.

Fomos ao encontro da nossa base, com eventos, capacitações e reuniões, que resultaram na consolidação de uma nominata de pré-candidatos para as eleições de 2026, apresentada um ano antes do pleito. Em outubro, os brasileiros terão a oportunidade de mudar os rumos do nosso país através de mais um processo eleitoral. Esse será um ano que exigirá força política, organização partidária, capacidade de diálogo e entendimento dos reais desafios que impedem o nosso país de crescer.

O Progressistas chega a esse momento preparado, com raízes firmadas em um estado produtivo, empreendedor e trabalhador. Os valores que nos trouxeram até aqui são a base para seguirmos em frente. Presidente da Executiva Estadual do Progressistas SC