Blog do Prisco
Destaques

Lages está entre as cidades com maior otimismo econômico para 2026, aponta pesquisa Fecomércio SC

Resultados se destacam em levantamento anunciado nesta terça-feira (13 de janeiro). Pesquisa ouviu a população e aponta que em território lageano a média está acima do desempenho estadual

Início de ano costuma ser época de expectativas. Seja em decorrência das metas individuais, compromisso de quem costuma aproveitar a virada do calendário para renovar objetivos. Seja por anseios coletivos nas mais variadas esferas, especialmente no que diz respeito à economia.

Justamente abrangendo esta área, os números de Lages foram destaque na última análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC). As projeções levaram em consideração as últimas pesquisas realizadas pela entidade, com 405 empresários em 11 cidades e 2.100 consumidores em sete cidades catarinenses.

Em Santa Catarina, mais da metade dos consumidores, ou 55%, estão confiantes que a situação econômica como um todo vai melhorar neste ano. Enquanto 23% creem em uma piora. E 19% avaliam que o cenário permanecerá igual.

Já para os empresários entrevistados, o percentual difere um pouco. Cerca de 35,4% acreditam na piora. Mas, por outro lado, 33,3% disseram confiar em uma melhora, e 21% avaliam que a situação seguirá a mesma. O que mantém o contexto positivo.

Quando o assunto é situação financeira pessoal, a pesquisa também indica otimismo. Cerca de 70% dos catarinenses acreditam que sua situação financeira vai melhorar ao longo de 2026. E aproximadamente 80% se disseram seguros ou muito seguros em relação ao emprego.

No quesito “cidades”, os resultados de Lages ganham destaque. Realizado em sete cidades catarinenses, o levantamento revela que Lages tem o segundo maior índice de otimismo (80,7%). O percentual é bem maior do que a média estadual (55%) e abaixo apenas de Itajaí, onde 81% dos entrevistados afirmaram que haverá melhora.

A divulgação foi comemorada pela prefeita Carmen Zanotto, embora já esperada. “Com base nestes dados, uma leitura geral que podemos fazer é que estamos no caminho certo. Devolvendo à nossa cidade o protagonismo que merece. E, apesar da cautela do setor empresarial, o desempenho de Santa Catarina também reflete neste otimismo. Já que a taxa de desemprego estadual (cerca de 2%) é menor do que a média brasileira (5,2%)”, avalia a prefeita.

Posts relacionados

Prefeitura de Lages intensifica políticas públicas de emprego e divulga novas vagas por meio do Banco do Emprego

Redação

Banco do Emprego inicia ano com quase 400 vagas e impulsiona desenvolvimento econômico

Redação

Lages recebe Selo de Município Inovador

Redação