Após a atracação no porto, os passageiros fazem o traslado até o Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, para embarque e desembarque. A ação de divulgação do destino feita no local pela Secretaria de Turismo e eventos promove os pontos turísticos e belezas naturais de Itajaí para turistas do Brasil e do mundo.
A boa impressão deixada logo no primeiro contato com o Brasil é relatada por turistas que desembarcaram em Itajaí nesta temporada. Entre eles está o norte-americano Mike Loughlin, morador de Rohnert Park, no condado de Sonoma, na Califórnia, que visitou o país pela primeira vez tendo Itajaí como ponto inicial da viagem.
“Itajaí é a primeira cidade que visito no Brasil. O clima é muito agradável — especialmente para mim, que venho de um lugar onde está bastante frio nesta época. Estou gostando muito do que vi até agora. A viagem tem sido divertida e a cidade causou uma ótima primeira impressão.”
A experiência positiva também é compartilhada pelo casal Mike Mulcrone e Lisa Mulcrone, de Fort Myers Beach, na Flórida, que tiveram em Itajaí a primeira parada em território brasileiro.
“Esta é a nossa primeira parada no Brasil e estamos gostando muito do que vimos até agora. Itajaí nos parece uma cidade limpa, bonita e muito agradável.”
Das 36 embarcações que possuem Itajaí na sua rota até o final da temporada, 15 já atracaram trazendo pessoas de diversos lugares do mundo. Nesta quinta-feira (15), o navio Marina trouxe, pela primeira vez na temporada 25/26, turistas europeus e asiáticos, além dos norte-americanos , que correspondiam a 90% dos passageiros. A embarcação saiu dos Estados Unidos, fez escala em Montevidéu e desembarcou no Porto de Itajaí.
Os passageiros foram levados de ônibus até o Centreventos, onde foram recebidos por parte da equipe da Secretaria de Turismo de Itajaí, pela Rainha e 1ª Princesa da Marejada e pelo Marejão e Marejoa.
“É uma operação muito importante para o Município de Itajaí e que nos deixa muito felizes. Esses turistas vêm prestigiar nossas praias, comércio local e restaurantes”, contou Gustavo Dauer, diretor da Secretaria de Turismo.
Entre os destinos mais procurados estão a Praia Brava e a Praia de Cabeçudas, mas a equipe de recepção também apresenta lugares como a Igreja Matriz, Beira Rio e o Mercado do Peixe, disponibilizando mapas gratuitos e os auxiliando nas dúvidas sobre alimentação e transporte.
A temporada de cruzeiros se estende até o dia 18 de abril, quando o último navio atraca em Itajaí. Até lá, 21 embarcações passarão pela cidade, trazendo em média 20.000 novos turistas.





