Blog do Prisco
Destaques

Selo Social certifica 17 projetos da Univali em BC e Camboriú

Iniciativas foram responsáveis por quase 15 mil atendimentos em 2025

 

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi uma das 45 instituições certificadas pelo Programa Selo Social de Balneário Camboriú e Camboriú no Ciclo 2025. Nesta edição, 17 projetos da Instituição de Ensino foram reconhecidos. Somadas, as iniciativas da Univali foram responsáveis pela realização de 14.863 atendimentos nos dois municípios. A cerimônia de reconhecimento foi na terça (3), no Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú.

O Programa Selo Social tem abrangência nacional e visa capacitar organizações e certificar projetos que geram impacto social no país. Para isso, baseia-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Os 17 projetos da Univali, reconhecidos neste último ano, contribuíram diretamente para 10 objetivos sugeridos pela organização mundial. Para a diretora de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social da Universidade, Attela Jenichen Provesi, o resultado reforça um compromisso institucional em favor do desenvolvimento sustentável.

“A cada ano, a Univali vem reafirmando o seu envolvimento em ações responsáveis, inovadoras e que geram impacto social comprovado, sobretudo, em sua região de abrangência. Por meio do envolvimento ativo da nossa comunidade acadêmica, seguimos promovendo estas e outras iniciativas que ajudam na construção de uma sociedade melhor”, afirmou.

Em Balneário Camboriú, a atuação da Univali foi reconhecida em 13 projetos vinculados ao Selo Social. As iniciativas estão alinhadas aos ODSs 1 (Erradicação da Pobreza), 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Já no município de Camboriú, foram certificados quatro projetos da Universidade, por sua contribuição aos ODSs 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 10 (Redução das Desigualdades), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Veja quais projetos da Univali foram reconhecidos neste ciclo

 

– Em Balneário Camboriú:

Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM)
Trilha da Vida
Práticas Formativas para Escola e Comunidade
Programa Acolher
Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (SAPS)
Protejá: Violência contra Criança e Adolescente é Crime
Rede de Apoio e de Reabilitação para Sujeitos Afásicos de Itajaí e Região
Cozinha Cidadã Hortas dos Afetos Terapêuticos, Aromáticos e Culinários
Lite Is Cool – Introdução Ao Pensamento Computacional E A Cultura Maker
Programa Jovem Aprendiz da Univali
Escritório Modelo de Advocacia (EMA)
Atelier Solidário
Futuros Disruptivos Geração de Criativos Sociais e Bioinovadores

– Em Camboriú:

Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (SAPS)
Atelier Solidário
Programa Acolher
Escritório Modelo de Advocacia (EMA)

Impacto geral

 

As 45 organizações reconhecidas pelo Programa Selo Social em Balneário Camboriú e Camboriú, foram responsáveis por 284 iniciativas que, por sua vez, geraram 484 impactos sociais. Juntos, os projetos alcançaram a marca de 208 mil atendimentos para a comunidade ao longo do último ano.

Posts relacionados

Prefeitura reforça diálogo e respeito com a Câmara de Vereadores

Redação

Egressa da Univali toma posse como Promotora de Justiça em Santa Catarina

Redação

Prefeita Juliana Pavan anuncia mudanças no secretariado

Redação