Blog do Prisco
Destaques

Mutirão de consultas: Criciúma amplia atendimentos em especialidades médicas durante fevereiro

Secretaria de Saúde prevê até 200 consultas por sábado e reforça importância do comparecimento dos pacientes

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, no decorrer de fevereiro, mutirões de consultas médicas com especialistas. A ação iniciou nesse sábado (7) e segue ao longo de todo o mês, sempre aos sábados, no Complexo de Saúde Santo Agostinho, no Distrito de Rio Maina. A expectativa é atender de 150 a 200 pacientes por dia, os quais também serão encaminhados para a realização de exames.

O mutirão de atendimentos foi idealizado como uma estratégia para dar vazão às demandas em especialidades com maior tempo de espera. A ação permite que pacientes realizem consultas, apresentem exames e tenham seus retornos médicos dentro do prazo adequado.

O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destacou a importância da iniciativa, ao mesmo tempo em que alertou para a necessidade de responsabilidade por parte dos pacientes.

“Os mutirões representam um esforço concreto da Administração Municipal para garantir acesso à saúde e reduzir as filas de espera. Com isso, é fundamental que a população compareça às consultas agendadas, para que o serviço seja efetivo e beneficie quem realmente mais precisa”, afirmou.

Nesse primeiro sábado de mutirão, foram atendidos 141 pacientes. Os agendamentos são organizados pela Central de Regulação, com posterior confirmação feita pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Especialidades atendidas

Nesta primeira etapa, estão contempladas as seguintes especialidades: psiquiatria, dermatologia, endocrinologia, neurologia, neuropediatria, pneumologia e reumatologia. A definição das áreas priorizadas ocorreu a partir de levantamento técnico das demandas existentes. Além dos mutirões durante os finais de semana, os atendimentos seguem normalmente nas UBSs em horário estendido, após as 17 horas.

Para o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, o mutirão é essencial neste início de ano, mas exige o comprometimento da população. “Estamos trabalhando para ampliar o acesso às especialidades, mas o comparecimento do paciente é indispensável. Somente nesse primeiro sábado, registramos cerca de 30 faltas”, alertou.

Número de faltas preocupa a gestão

Os índices de faltas em consultas e exames agendados seguem como um dos principais desafios da rede municipal de saúde. Em 2025, foram agendadas 295.968 consultas com especialistas e exames médicos, dos quais apenas 176.835 foram efetivamente realizados. O número de faltas ultrapassou 119 mil, representando mais de 40% de absenteísmo.

Os meses de junho, novembro e dezembro apresentaram índices de faltas superiores ao número de atendimentos realizados. Dezembro registrou o maior percentual, com 14.384 faltas, o equivalente a 57% das consultas e exames agendados no período.

“O absenteísmo é um problema recorrente em toda a região e, principalmente, em Criciúma. Por isso, reforçamos a importância de manter o cadastro atualizado e comunicar a unidade de saúde caso não seja possível comparecer à consulta ou avisar a clínica especializada, no caso de exames agendados. Dessa forma, conseguimos reorganizar a fila e atender outro paciente”, explicou o secretário.

Posts relacionados

Prefeitura de Criciúma intensifica frentes de obras e pavimentação em fevereiro

Redação

Assistência Social de Criciúma amplia atendimentos e fortalece políticas públicas ao longo de 2025

Redação

Criciúma cria porta de saída do Bolsa Família com incentivo ao emprego formal

Redação