O Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina – CONEN, passa a partir de hoje (11/03), a ter como Presidente, o Conselheiro Fernando Henrique da Silveira.
O Conselheiro Marcos Mey, representante das comunidades terapêuticas de Santa Catarina, que vinha ocupando à Presidência, estava cumulando o trabalho com diversas outras atividades, dentre elas, à Presidência do CERENE. Diante das questões laborais, entendeu por renunciar à Presidência do CONEN, no sentido de melhor garantir a manutenção da qualidade dos serviços prestados nos referidos locais de trabalho.
Fernando completará o mandato, ao qual havia sido eleito Vice-presidente, para a gestão de 01/07/25 – 01/07/27.
Marcos continuará como Conselheiro Titular, representando as comunidades terapêuticas do Estado de Santa Catarina, enquanto Fernando, continuará representando o governo estadual, como servidor da Secretaria de Estado da Administração – SEA (irá completar 31 anos de serviço público), atualmente atuando na Diretoria de Saúde do Servidor – DSAS.
Silveira, já conhece o trabalho que lhe espera, pois já vinha atuando em sintonia com o Conselheiro Marcos, nas últimas quatro gestões.
Fernando Henrique da Silveira, buscará estar reunido, já nos próximos dias, com o Secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, para apresentar algumas demandas, bem como apresentar o que vem sendo feito (vistorias em comunidades terapêuticas, fomentando a criação de conselhos municipais de políticas sobre drogas, divulgação de datas e eventos relacionados à prevenção de drogas, representação em eventos públicos e privados, palestras, reuniões com dependentes químicos e equipe técnica das comunidades terapêuticas, atuação de fiscalização mediante requisição do Ministério Público, etc).
Fernando ocupa funções no CONEN a mais de uma década, tendo sido Conselheiro, Presidente (gestões 2021 – 2023 e 2023 – 2025) e Vice-presidente (gestões 2019 – 2021 e 2025 – 2027).
Fernando é advogado, jornalista e radialista. Com PHD em Ciências Jurídicas e Sociais, possui diversos curso de pós-graduação.
Diante do seu trabalho, foi homenageado nos 350 anos de Florianópolis, pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, com a Medalha “Dias Velho”. Foi homenageado com uma moção de “aplausos e reconhecimento”, pela Câmara de Vereadores de São José. Foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Biguaçu, como “cidadão honorário”. Já recebeu diversas outras homenagens.






