Blog do Prisco
Destaques

Univali formaliza novas vagas de contrapartida do Universidade Gratuita em Porto Belo

Parcerias com Prefeitura e Ama ampliam atuação de egressos em serviços públicos e comunitários

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) ampliou a rede de contrapartidas sociais do programa Universidade Gratuita em Santa Catarina com a formalização de novas parcerias em Porto Belo. As iniciativas envolvem a Prefeitura e a Associação de Pais e Amigos do Autista (Ama), criando vagas para atuação de egressos da universidade em áreas ligadas à saúde, educação, assistência social e atendimento multiprofissional.

O Termo de Cooperação entre a universidade e o município foi assinado na segunda (25) e contou com a presença do prefeito Joel Lucinda, do vice-prefeito Ailto Neckel, dos vereadores Bento Voltolini, Juliano Guerreiro, Willian Ismael dos Santos e Patrick Euclides, além da secretária de Educação Adriana Schimiguel e da secretária de Administração Priscila Brito.

“A estrutura conecta demandas das secretarias municipais à atuação de egressos da universidade, conforme as áreas de formação e os planos de atividades definidos para cada participante”, afirma a responsável pelo setor de Contrapartidas da Univali, Jaqueline de Paulo.

Durante reunião de tratativas com representantes da Prefeitura, ela e a colaboradora da Univali Carolina Echer estiveram com o vereador Juliano Cota Guerreiro, a procuradora-geral Gilmara Monteiro Baltazar e a secretária de Administração Priscila Amâncio Brito Luiz para alinhar o fluxo de organização das demandas do município e o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos participantes do programa.

Na Ama de Porto Belo, a Univali amplia a oferta de vagas para atuação de egressos em atividades ligadas ao atendimento multiprofissional. Jaqueline de Paulo e Carolina Echer estiveram reunidas com a representante da entidade, Júlia Doin, em uma articulação ligada às ações de acolhimento e suporte desenvolvidas pela instituição junto às pessoas autistas e seus familiares, em áreas como psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e psicomotricidade.

“A ampliação dessas parcerias permite que os egressos atuem diretamente em iniciativas que geram impacto social no município, ao mesmo tempo em que fortalece a formação profissional por meio de experiências práticas e próximas da realidade da comunidade”, afirma Jaqueline.

 

Escala estadual

Criado pelo Governo de Santa Catarina, o Programa Universidade Gratuita vincula a concessão de bolsas integrais em instituições comunitárias à realização de atividades de interesse público após a graduação.

A iniciativa alcança mais de 50 mil estudantes nas instituições ligadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Na Univali, cerca de 5.700 estudantes participam do programa, que envolve orientação sobre critérios de elegibilidade, etapas de inscrição, acompanhamento acadêmico e articulação das frentes de contrapartida junto a municípios e organizações comunitárias.

 

Saiba mais: univali.br/universidade-gratuita

Posts relacionados

Circuito Universidade Gratuita entra na reta final após percorrer todas as regiões de SC

leander

Univali sustenta posto no ranking das melhores universidades da América Latina pelo oitavo ano consecutivo

leander

“Crescimento econômico não garante qualidade de vida”, aponta professor da Univali sobre ranking nacional

leander