Com uma base política consolidada no Oeste e no Meio-Oeste de Santa Catarina, o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) chega à reta final da campanha pela reeleição apostando em uma estratégia estadualizada.
A presença do candidato se estende por diferentes regiões do Estado, incluindo o Litoral, o Sul, a Grande Florianópolis, o Planalto Norte e a Serra Catarinense, onde mantém grupos de apoiadores e recebe o respaldo de prefeitos, vereadores e lideranças do MDB.
A proposta apresentada por Cobalchini tem como eixo central o municipalismo. Para o deputado, independentemente da região, os municípios precisam ter representação em Brasília capaz de transformar as demandas locais em recursos, investimentos e obras.
A defesa ganha força diante da situação financeira enfrentada pelas prefeituras. Na avaliação do parlamentar, os municípios concentram os problemas mais próximos da população, mas não dispõem, sozinhos, de recursos suficientes para atender todas as demandas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.
“É na ponta, é no município que está o problema. É lá que o cidadão vive e é lá que tem que estar o recurso e é para isso que vou continuar trabalhando em Brasília”, afirma Cobalchini.
A atuação por meio de emendas parlamentares é uma das principais marcas que o deputado apresenta na campanha. Dados do Painel de Emendas do Tribunal de Contas de Santa Catarina apontam que Cobalchini foi o deputado com maior volume de recursos de emendas impositivas efetivamente liberados para o Grande Oeste no período analisado. O levantamento, atualizado em julho de 2026, registra R$ 75,5 milhões transferidos para municípios e instituições da região.
Na Câmara dos Deputados, os registros oficiais também mostram a destinação de emendas para áreas como saúde, infraestrutura, agricultura e assistência social, entre outras.
A partir dessa experiência, Cobalchini pretende ampliar a atuação para todas as regiões catarinenses. A meta apresentada pelo candidato, caso seja reeleito, é fazer do mandato uma ponte permanente entre os municípios e Brasília, buscando recursos para complementar os orçamentos locais e viabilizar investimentos.
A lógica defendida por Cobalchini é simples: quanto mais próxima estiver a representação parlamentar das necessidades dos municípios, maior será a capacidade de transformar demandas locais em recursos e resultados concretos para a população. “O deputado federal precisa conhecer a realidade das cidades, ouvir os prefeitos, vereadores e lideranças e, principalmente, acompanhar em Brasília a liberação dos recursos que podem fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma.







