Blog do Prisco
Destaques

Última semana antes da eleições tem a “Caravana do Vira Voto SC” para garantir vitória de Lula

Foto: Odara Cris

A “Caravana do Vira Voto SC”, liderada pelos deputados estaduais do PSOL Marcos José de Abreu – Marquito (reeleito) e Carolline Sardá (suplente no exercício do mandato), junto com a deputada federal recém eleita, Giovana Mondardo (PC do B), partiu de Florianópolis, nesta terça-feira (20) em direção a diversas cidades catarinenses para reforçar a campanha de Luis Inácio Lula da Silva à reeleição para Presidente.

Durante quatro dias, os parlamentares, acompanhados de equipe de comunicação, estarão em reuniões, rodas de conversa e panfletagens em: Blumenau (20), Joinville e Itajaí (21), Laguna e Criciúma (22). A agenda em Florianópolis, na sexta-feira (23), será com panfletagem no Ticen (Terminal de Integração do Centro) e encerramento no Centro Leste.

Redes e Ruas

A mobilização através da Caravana faz parte da campanha Vira Voto SC, idealizada por Marquito, logo após o resultado do primeiro turno. Em poucos dias, o perfil da campanha no instagram passou a ser seguido por milhares de seguidores, com posts e collabs da campanha Lula no estado e no país. Na véspera do segundo turno, as informações da Caravana estarão nos perfis das lideranças nas redes sociais – muitas das agendas, serão divulgadas em tempo real.

Consulte a programação completa da caravana aqui:
https://www.instagram.com/p/DesY89PnwtV

As lideranças

Giovana Mondardo é a vereadora de segundo mandato mais jovem da história de Criciúma e a mais votada da cidade nas eleições de 2024. Deputada Federal eleita em 2026 com quase 115 mil votos, sendo a primeira Dep. Federal eleita pelo PCdoB em SC.

Cirurgiã-dentista e professora universitária, mestra em Saúde Coletiva e pós graduada em gestão em saúde (UFSC) e em Saúde da Família (Unesc). Durante seu mandato como vereadora, aprovou mais de 30 leis com um trabalho destacado em defesa das mulheres, juventude, trabalho e renda.

Giovana faz parte de uma nova geração de políticos e esta disposta a combater a extrema direita no Brasil.

Marcos José de Abreu – Marquito

Foi reeleito deputado estadual mais votado de Florianópolis.
É engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual de Santa Catarina e preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa. Suas principais áreas de atuação são ecologia e justiça social. Foi vereador de Florianópolis por seis anos, construindo o Mandato Agroecológico.

É autor das Leis da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza. Essa última lei virou uma referência internacional e foi apresentada por Marquito na ONU, em 2022. Nas últimas eleições municipais, concorreu pelo PSOL pela primeira vez ao cargo de prefeito de Florianópolis. Ficou em segundo lugar na disputa, com 22,5 % dos votos.

Antes de tornar-se parlamentar, Marquito já era um ativista pelas causas que trabalha hoje. Foi presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, vice-coordenador do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos e Conselheiro da Associação Slow Food Brasil.

Também atuou durante muitos anos no Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), tendo sido co-criador do projeto Revolução dos Baldinhos, com foco em compostagem e agricultura urbana.

Carolline Sardá

Natural de Canoinhas, é publicitária, historiadora em formação pelo Mackenzie e criadora de conteúdo dedicada à história das mulheres, à política e aos direitos femininos. Sua trajetória nasce do encontro entre comunicação estratégica e compromisso com a democratização do conhecimento.

Iniciou sua carreira na publicidade e no marketing digital, especializando-se em estratégia, posicionamento e construção de audiência. Ao perceber como o conhecimento histórico e político circulava de forma restrita à academia, decidiu transformar sua atuação profissional em uma ponte entre pesquisa e público amplo. Foi assim que passou a produzir conteúdos educativos nas redes sociais, traduzindo debates complexos sobre gênero, raça, classe e poder para uma linguagem acessível e didática.

Criadora do projeto Clube de Leitura Feminista, construiu uma das maiores comunidades digitais de leitura política do país, reunindo milhares de mulheres em encontros mensais, formações, debates e aulas. Também está à frente do quadro Mulheres na História, no qual resgata trajetórias apagadas, analisa processos históricos e conecta passado e presente a partir de uma perspectiva feminista marxista.

Seu trabalho articula educação política, memória histórica e formação crítica. Ao abordar temas como sufrágio feminino, direitos reprodutivos, ditadura, legislação, organização coletiva e movimentos sociais, Carolline parte da historiografia produzida por pesquisadoras feministas e constrói narrativas que ampliam o acesso ao conhecimento.
Além da atuação como criadora de conteúdo, desenvolve projetos educativos, ministra palestras, produz formações e colabora com iniciativas voltadas à educação política e comunicação estratégica. Sua produção alcança centenas de milhares de pessoas nas redes sociais e se organiza em um ecossistema que une comunidade, formação e mobilização, sempre com o compromisso de fortalecer a consciência histórica e a organização coletiva das mulheres.