Blog do Prisco
Destaques

Prefeitura de Criciúma homenageia policiais militares por ação que salvou a vida de mulher vítima de violência

Reconhecimento destacou a atuação dos cabos Maurício Silva de Oliveira e Ramon Zilli Stradiotto em ocorrência no bairro Vila Rica

A Prefeitura de Criciúma homenageou, nesta quarta-feira (4), dois policiais militares que agiram com coragem para preservar a vida de uma mulher no bairro Vila Rica. No dia 26 de outubro, os cabos Maurício Silva de Oliveira e Ramon Zilli Stradiotto atenderam uma ocorrência que salvou a vítima de violência do agressor. A homenagem expressou o respeito da Administração Municipal à Polícia Militar pelo compromisso com a segurança pública.

“O que vocês fizeram naquele dia foi salvar uma vida. Naquele momento, não havia tempo para pensar ou procurar respostas, era preciso agir. A mulher que foi salva poderia ser a esposa, a mãe ou alguém da família de qualquer um de nós. Por isso, deixamos nosso reconhecimento e agradecimento aos dois policiais, que cumpriram uma missão tão importante”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma, tenente-coronel Mário Luiz Silva, destacou a complexidade da violência doméstica e a importância do preparo técnico e psicológico dos policiais para agir em situações de risco.

“A violência contra a mulher é uma das formas mais perversas, especialmente pela relação de afeto e, muitas vezes, de dependência que existe entre a vítima e o agressor. Naquela ocorrência, os policiais agiram com técnica, precisão e proporcionalidade, interrompendo a agressão e preservando uma vida. É uma atuação que demonstra o preparo da nossa tropa e reforça a importância do trabalho conjunto entre as instituições”, afirmou.

Sobre os homenageados

O cabo Maurício Silva de Oliveira ingressou na Polícia Militar de Santa Catarina em 2017 e construiu uma trajetória marcada pela dedicação e compromisso com a segurança pública. Possui atuação de destaque no radiopatrulhamento, especialmente na região da grande Quarta Linha, e participou de ocorrências no combate à criminalidade.

“Essa homenagem é muito importante para a nossa carreira e nos motiva ainda mais a realizar um trabalho cada vez melhor. Agradeço ao comando pelo apoio que nos dá diariamente e ao meu parceiro, cabo Stradiotto. São oito anos de parceria, em que já atendemos centenas de ocorrências. Naquele dia, mais uma vez, tive toda a confiança nele para enfrentarmos juntos uma situação tão difícil”, destacou.

Policial militar em Santa Catarina desde 2017, o cabo Ramon Zilli Stradiotto também se destaca em sua atuação na região da Quarta Linha. Contribui diretamente para o enfrentamento à criminalidade, como apreensão de drogas e armas, cumprimento de mandados de prisão, além da prisão de criminosos.

“Foi uma ocorrência muito complexa, diferente de tudo que já tínhamos vivido nesses oito anos de parceria. Quando chegamos ao local e vimos aquela situação, não havia muito tempo para pensar. Precisávamos agir rapidamente e utilizar todo o treinamento que recebemos. Conseguimos atuar de maneira correta e eficiente e salvar aquela mulher. É para isso que estamos na rua: para proteger vidas”, disse.

Em 2022, os policiais militares receberam moção de aplausos na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em uma atuação conjunta pelos serviços prestados à sociedade.

Texto: Eduarda Salazar
Fotos: Shaiane Corrêa

*Prefeitura de Criciúma* 🟢🔴
_De Frente Para o Futuro_