Blog do Prisco
Destaques Notícias - Lateral

Santa Catarina pode ficar sem representação na esplanada dos ministérios

A engenharia que levou o vice-presidente Michel Temer (PMDB) para a articulação política do governo pode deixar Santa Catarina sem representação na esplanada dos ministérios. Como na matemática política dois mais dois nunca são quatro, explica-se. A investidura do vice tem tudo para remanejar o gaúcho Pepe Vargas (PT) à Secretaria Nacional de Direitos Humanos, desalojando Ideli Salvatti. O blog ouviu um líder do PT Barriga-Verde, que conversou com seis deputados gaúchos que fazem parte da base aliada de Dilma Rousseff. Todos confirmaram que Pepe Vargas assumirá o atual posto de Ideli. Especulações de bastidores indicam que ela deve ser aproveitada na presidência dos Correios, um cargo importante e mais significativo do que a Secretaria de Direitos Humanos, mas fora do circuito ministerial.

A

OUTROS CATARINENSES DE SAÍDA

As mudanças ocorrem justamente em um momento no qual o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, declara que seu partido deixará o governo federal no máximo até junho. Confirmada a projeção do pedetista, Manoel Maneca Dias deixaria o Ministério do Trabalho. Não custa lembrar que, na semana passada, Lula da Silva recebeu sindicalistas ligados à CUT. Eles defenderam que o PT retome o controle sobre a pasta do Trabalho.
Já pelos lados do Turismo, o Estado perde a atuação de Vinícius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo, uma espécie de número dois na estrutura ministerial. Ele vai assumir a Casan até o fim do mês.
De quebra, o professor e ex-reitor da UFSC, Álvaro Pratta, já sinalizou que está saindo da Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia, dentro do ministério de mesmo nome. A dúvida que fica é se essa “limpa” tem a ver com o resultado das eleições 2014. SC foi a unidade federada que concedeu a maior votação proporcional ao tucano Aécio Neves.

Foto: divulgação

Posts relacionados

Governador de SC sanciona projeto de lei que reestrutura o 2º grau da Justiça catarinense

Redação

Governo de SC lança iniciativa que oferece estruturação de projetos de PPPs sem custo para as prefeituras

Redação

Fiesc lança programa inédito voltado para migrantes

Redação