Blog do Prisco
Destaques Notícias - Lateral

Arrecadação do primeiro trimestre cresce 4,23% e folha de pagamento está no limite

A Secretaria da Fazenda acaba de divulgar os números oficiais da arrecadação estadual no primeiro trimestre. A média dos três primeiros meses ficou em 4,23%, totalizando R$ 5,19 bilhões aos cofres públicos. Como a inflação do mesmo período ficou acima de 8%, o Centro Administrativo vem perdendo receitas e vai apertar os cintos, conforme já vinha alertando o governador Raimundo Colombo. Levando-se em conta o IPCA do período, o “crescimento” real negativo de -3,63%.
O secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, vai na mesma toada. Ele ressalta que a arrecadação baixa tem forte impacto nas contas do Estado. “A relação entre a folha e a receita corrente líquida está prestes a passar o limite máximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Se isso ocorrer, estaremos sujeitos a diversas penalidades, entre elas não receber mais transferências da União”, adverte ele.

ARREACADAÇÃO SEF

DIFERENÇA BRUTAL EM RELAÇÃO A 2014

Se os números de 2015 forem comparados com os de janeiro, fevereiro e março de 2014, a diferença é brutal. No mesmo período do ano passado, o incremento nos recursos foi de 17,6%.
Quanto mais o governo tiver que apertar os cintos, mais dificuldades políticas e administrativas enfrentará, por isso Gavazzoni e equipe prometem múltiplos esforços para fechar o ano com média de 10,5% no crescimento da arrecadação.  A realidade adversa deve levar a Fazenda a incrementar diversas ações, como as auditorias (foto), fundamentais para a saúde do caixa estadual.
Confira o comparativo mês a mês:
2015
Janeiro: 4,89%
Fevereiro: 3,51%
Março: 4,25%
Acumulado: 4,23% (crescimento nominal)
Observação: Considerando IPCA do primeiro trimestre do ano anterior (8,13%) crescimento real é de -3,63%

2014
Janeiro: 14,09%
Fevereiro: 17,54%
Março: 17,53%
Acumulado: 17,67% (crescimento nominal)
Observação: Considerando IPCA do primeiro trimestre do ano anterior (5,19%), crescimento real é de 11,7%

Foto: SEF, arquivo, divulgação

Posts relacionados

Secretaria de Fazenda de Brusque recebe visita técnica da Secretaria de Economia do Distrito Federal

Redação

Prefeitura de BC promove arrecadação de mantimentos para cidade atingida por tornado no Paraná

Redação

Comissão de Assuntos Sociais aprova o Super MEI com alterações

Redação