Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Brasil Kirin reverte prejuízo, encerra 2016 com lucro líquido de R$ 271 milhões e volta a crescer

A companhia registrou aumento significativo em volume de vendas, apesar da retração do mercado de bebidas. Reflexo de melhorias operacionais e do reposicionamento das marcas

Mesmo com o cenário econômico desafiador e a retração do mercado de bebidas, a Brasil Kirin encerrou 2016 com conquistas expressivas. A companhia reverteu o prejuízo de 2015 em um lucro líquido de R$ 271 milhões, com lucro operacional de R$ 352 milhões. O EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) alcançou um resultado de R$ 596 milhões versus um número negativo de R$161 milhões no ano anterior. Enquanto o setor registrou queda de 4,8% na produção de cervejas e 9,0% em refrigerantes, segundo Nielsen, a Brasil Kirin cresceu 3,5% em volume de vendas, sendo 1,3% em cervejas e 7,4% em refrigerantes. Como consequência, a Receita Bruta de Vendas saltou para R$ 7,3 bilhões em 2016, um aumento de quase 10% em relação a 2015. A receita líquida totalizou R$ 3,7 bilhões, 5,5% superior a do ano anterior.

“Os bons resultados em vendas e em ganho de mercado reforçam que acertamos em nossa estratégia de revisão de portfólio e de reposicionamento das marcas”, comenta André Salles, Presidente da Brasil Kirin. Em 2016, a companhia apresentou uma nova cerveja Devassa, com líquido puro malte, embalagem premium e excelente custo benefício. Como resultado, Devassa registrou um crescimento de duplo dígito, apesar do recuo do setor.

Tendo como um de seus objetivos a “premiunização” e o acesso a diferentes estilos de cervejas, a Brasil Kirin apostou na ampliação da sua distribuição e também na variedade de embalagens e ocasiões de consumo. A Eisenbahn Pilsen, por exemplo, ganhou versões de 600 ml e lata sleek texturizada 350ml. Como resultado, as cervejas especiais do portfólio – Eisenbahn, Baden Baden e Kirin Ichiban – cresceram triplo dígito em 2016.

Outro destaque do portfólio foi Itubaína. A bebida cresceu duplo dígito, se consolidando como a terceira principal marca de refrigerante em São Paulo – maior mercado do país. Os refrigerantes Viva Schin, com o posicionamento voltado para o consumo em família, também registraram mid-single dígito de crescimento de volume de vendas em comparação a 2015.

Além dos bons números em vendas, a disciplina financeira e a gestão de custos contribuíram para o resultado positivo da companhia em 2016. Iniciativas com foco em eficiência operacional, por exemplo, resultaram na redução superior a R$ 283 milhões em custos. “Crescemos em volume e faturamento, em plena recessão da economia, o que só nos fortalece para os desafios que ainda estão por vir”, destaca André Salles.

Para 2017, a Brasil Kirin dará continuidade ao seu plano de negócios e confirma suas prioridades visando a melhoria contínua de desempenho. O trabalho de consolidação das marcas e sua posição como empresa de bebidas com amplo portfólio se mantém para o ano, seguindo também com forte estratégia regional, ampliando a distribuição de produtos, fortalecendo parcerias e focando a eficiência organizacional.

Sobre a Brasil Kirin

A Brasil Kirin, uma empresa que produz bebidas que dão prazer e alegria, acredita que há muito mais num líquido do que apenas seu consumo. Por isso faz um convite a todos que acreditam e querem mais da vida: “Viva Sua Sede”. Com este slogan, a empresa abraça desafios, sonhos e desejos das pessoas para as suas vidas.

Para atender as diferentes sedes, a Brasil Kirin conta com um amplo portfólio de bebidas que inclui cervejas, refrigerantes, sucos, energéticos e águas das marcas como Schin, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn, Kirin Ichiban, Água Schin, Energético K, Viva Schin e Itubaína.

A empresa é subsidiária do grupo global Kirin Holdings Company, uma das maiores empresas de bebidas do mundo com mais de 46 mil funcionários, 270 empresas e presença em 15 países. No Brasil, conta com 12 fábricas em 10 estados e mais de 11 mil funcionários. A distribuição dos produtos é feita por 20 centros próprios e cerca de 200 revendas para 600 mil pontos de venda no País.

Atualmente, a Brasil Kirin está entre as Melhores Empresas para Trabalhar, segundo a revista Época / GPTW (Great Place to Work®) e também pelo ranking da Revista Você S/A, ambas em 2014, 2015 e 2016. Em sustentabilidade, foi considerada destaque em Governança Corporativa pelo Guia Exame 2014, além de estar entre as empresas mais sustentáveis do país desde 2013.

 

Posts relacionados

Frente Parlamentar Invasão Zero responderá às ações do MST em Santa Catarina

Redação

Alerta: Candidatura de Bolsonaro ao Senado pode tirar Caroline De Toni da disputa em SC

Redação

Universidade Gratuita transforma vidas em Santa Catarina e deve ser defendido, afirma deputado Maurício Peixer

Redação