Blog do Prisco
Destaques

Ada de Luca é investigada pela PF

O mundo político do Sul do Estado estremeceu na manhã de sexta-feira, 24, quando 44 policias federais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão em Criciúma, Florianópolis, Içara e Morro da Fumaça. No epicentro das investigações, o grupo político da deputada Ada de Luca (PMDB), secretária de Justiça e Cidadania do governo estadual.

A operação foi batizada de República Velha, uma alusão ao coronelismo que imperou no período de 1889 a 1930.

No momento em que os federais estavam no front, cumprindo os  mandados, alguns dos principais cardeais do PMDB encontravam-se na região Sul, base política de Ada.

Presidente estadual do PMDB, deputado Mauro Mariani, estava em Araranguá e tinha agenda prevista ainda na sexta em Criciúma, onde a mobilização do 15 ocorre durante o dia.

O vice-governador Eduardo Moreira, que já foi prefeito de Criciúma, chegou de manhã na cidade, onde inspecionaria obras da Via Rápida, que liga o centro da cidade à BR-101. A obra tem previsão de inauguração no dia 20 de dezembro.

Consta que Ada de Luca desligou o celular. Seu secretário adjunto, Leandro Lima, não estava no gabinete de manhã, segundo funcionários.

A Operação República Velha, destinada a apurar delitos eleitorais de falsa prestação de contas à Justiça Eleitoral (“caixa 2”), corrupção eleitoral e formação de quadrilha, que teriam sido cometidos no decorrer da campanha eleitoral de 2014.

BUSCAS DA PF

Policiais da  Operação República Velha, da Polícia Federal, também realizaram busca e apreensão na Secretaria de Justiça e Cidadania. Dali, foram levados um computador e documentos da secretaria e deputada estadual Ada de Luca (PMDB) .
Mandado idêntico foi cumprido no apartamento da deputada secretaria, localizado na Beira-Mar Norte, em Florianópolis.

A conferir os desdobramentos judiciais, políticos e eleitorais do caso.

Posts relacionados

O desejo de Jorginho

Redação

Prefeitura de Criciúma conquista selo Diamante em transparência pública

Redação

Em Criciúma, governador lança pedra fundamental de novo prédio da UniSATC construído por causa do Universidade Gratuita

Redação