Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

TCE antecipa para 6 de junho sessão das Contas 2017

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) antecipou para 6 de junho (quarta-feira) a data da sessão extraordinária para emissão do parecer prévio sobre as Contas/2017 do Governo do Estado (PCG 18/00200720). A mudança foi comunicada pelo presidente em exercício, conselheiro Adircélio de Mores Ferreira Júnior, na sessão ordinária do Pleno desta segunda-feira (21/5). O horário e o local continuam os mesmos: às 9 horas, no auditório do TCE/SC, em Florianópolis.

Durante a apreciação da matéria, o relator, conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall, apresentará à sociedade catarinense o diagnóstico do TCE/SC sobre os resultados da gestão estadual. Será uma síntese das análises do órgão de controle externo sobre a execução do orçamento anual, o endividamento público, a evolução do patrimônio, bem como da obediência dos mínimos constitucionais e dos limites e metas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A atuação das empresas estatais, autarquias, fundações e fundos especiais também integram a análise do órgão fiscalizador.

Wan-Dall ainda submeterá aos demais conselheiros o seu projeto de parecer prévio, com as conclusões e eventuais ressalvas e recomendações ao Executivo. Com base na proposta do relator, o Pleno decidirá por recomendar à Alesc a aprovação ou a rejeição das contas, já que cabe ao Legislativo o julgamento da matéria. Na oportunidade, o representante do Governo do Estado poderá fazer uso da palavra.

Para a sessão extraordinária, serão convidados o governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, o secretário da Fazenda, Paulo Eli, os presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça, deputado estadual Aldo Schneider e desembargador Rodrigo Collaço, respectivamente, o chefe do Ministério Público de Santa Catarina, o procurador-geral de Justiça Sandro José Neis.

 

Situação do Processo

A área técnica do Tribunal — Diretoria de Controle de Contas de Governo (DCG) — finalizou o seu relatório no dia 9 de maio. Como estabelece o Regimento Interno da Corte de Contas, exemplares do relatório foram encaminhados ao relator, ao presidente, aos conselheiros e auditores substitutos de conselheiros, ao procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-SC) e ao secretário de Estado da Fazenda, para ciência. Com o recebimento do documento, o MPC-SC teve cinco dias para emitir o seu parecer.

Atualmente, o processo está no gabinete do relator, para elaboração de relatório e projeto de parecer prévio. Esses documentos serão enviados ao Executivo Estadual, para apresentações de contrarrazões ou esclarecimentos. Se a manifestação do governador do Estado implicar na alteração do relatório e do projeto de parecer prévio, o conselheiro distribuirá um novo exemplar com as respectivas modificações ao presidente, demais conselheiros, aos auditores substitutos do TCE/SC e ao procurador-geral do Ministério Público junto ao Órgão, Aderson Flores, até 24 horas antes da sessão de apreciação das contas.

Posts relacionados

Em parceria com Governo, Prefeitura instala mais de 230 postes de luz LED na SC 401 e 403

Redação

Governador anuncia medidas para apoiar exportadores catarinenses prejudicados pela tarifa dos EUA

Redação

Praça do Empreendedor auxilia MEIs a regularizar débitos com o Governo Federal

Redação