Blog do Prisco
Destaques

Cinco partidos, um candidato a presidente!

Dos cinco grandes partidos de Santa Catarina, MDB, PSDB, PP, PSD e PT, só um deles caminha para efetivamente ter candidato a presidente. Muito provavelmente, os tucanos com Geraldo Alckmin. O PT está com Lula da Silva preso e deve descarregar os votos em Ciro Gomes, do PDT.

O PP já não lança candidato majoritário nacional há décadas. Em 1989, o partido apresentou Paulo Salim Maluf. Em 1994,  o progressista candidato a presidente foi o ex-governador catarinense Esperidião Amin. De lá pra cá, a legenda passou a liberar as seções estaduais para suas composições com interesse regional.

É o mesmo caminho que deve ser adotado pelo MDB este ano. A sigla tem Henrique Meirelles como pré-candidato, mas ele não passa de 1% nas pesquisas. Os emedebistas também precisam carregar o peso do desgaste brutal de Michel Temer e seu governo. Ou seja, têm tudo pra não lançar candidato a presidente, liberando os diretórios estaduais.

O PSD era o partido de Meirelles, mas não tem ninguém para encarar a disputa nacional. Muito provavelmente, assim como o próprio PP, o PSD  vai apoiar Geraldo Alckmin.

Palanque sui generis

É um contexto que favorece a formação de um palanque, digamos, não muito convencional para o presidenciável do PSDB em Santa Catarina, catalizando os apoios de PSD, PP, o próprio PSDB e até o MDB! Na outra ponta, estará o PT com a perspectiva de Ciro Gomes.

Posts relacionados

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação

O poderoso oportunista

Redação