Blog do Prisco
Manchete

Moisés é aprovado e Dário um ilustre desconhecido em SC

Pesquisa quantitativa por amostragem do Instituto Mapa, realizada entre os dias 20 e 31 de maio, em 41 cidades do estado, revela bons números para o governador Moisés da Silva. Foram ouvidas 1.228 pessoas. Deste montante, 46,6% apontaram como ótima ou boa a gestão do pesselista. Apenas 7,9% dos ouvidos disseram que a administração é ruim ou péssima nestes primeiros cinco meses.

Ainda de acordo com o Mapa, dois terços (66%) dos catarinenses aprovam a maneira como o governador Carlos Moisés vem exercendo seu mandato, superando com boa margem os discordantes, que somaram 18%. Não souberam opinar ou não quiseram responder 16% dos entrevistados neste ponto.

A pesquisa também aponta que 62% dos catarinenses sabem que Moisés da Silva é o governador do estado contra 38% que não sabem a função que ele exerce. Um índice expressivo, mas que faz sentido considerando-se que o mandatário estadual era ilustre desconhecido até a campanha do ano passado.

SENADORES

Já em relação aos três senadores, o nível de desconhecimento da população beira o absurdo. Sobretudo se lembrarmos que a eleição estadual que definiu governador, senadores e deputados foi finalizada em outubro do ano passado!

Em relação a Esperidião Amin, figura tradicionalíssima da política catarinense, 46% dos entrevistados souberem dizer que ele cumpre mandato de senador.

Eleito Senador em outubro de 2018 com 18,07% dos votos válidos, Jorginho Mello é citado corretamente no atual cargo público por 23% dos entrevistados. Até aí tudo bem, faz parte do contexto de falta de memória e engajamento do eleitorado com o processo político.

Agora emblemático é o nível de desconhecimento de Dário Berger. Ele já está no Senado há quase quatro anos e meio. Mesmo assim, tendo sido eleito em outubro de 2014, o emedebista  é identificado corretamente no atual cargo público por apenas 24% da população catarinense. Dário é um ilustre desconhecido desta atividade para 76% dos entrevistados!

Este dado só confirma como ele vem representando o estado na Câmara Alta.