Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Fecam, Aris e Alesc promovem Seminário Estadual

Segundo o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável – IDMS, levantado pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, a área ambiental dos municípios catarinenses atingem a média de 0,637 numa escala de 0 a 1. Apesar de bem classificada, ainda há segmentos a serem desenvolvidos. É por isto que a Fecam, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, Aris, e a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Alesc, promovem, entre os dias 7 e 8 de julho, o 5º Seminário Estadual de Saneamento Ambiental, em Florianópolis.
fecam
O primeiro dia do evento tratará de investimentos em Saneamento Básico e os quatro eixos do Saneamento. “A realidade em Santa Catarina vem mudando positivamente com o cumprimento da Lei 11.445/2007 e a Lei 12.305/2010, que instituiu a necessidade dos Planos de Saneamento Básico e Planos de Resíduos Sólidos, respectivamente”, explica o assessor de Meio Ambiente da Fecam, André Miquelante.

Para que a cobertura de saneamento melhore ainda mais no estado, representantes dos agentes financiadores como Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ministério das Cidades e da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA farão palestras sobre o tema. Logo em seguida, os quatro eixos do saneamento serão abordados. Abastecimento de Água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos são os temas que preencherão a tarde do primeiro dia do evento.

A manhã do segundo dia será o momento de discutir a sustentabilidade e a preservação ambiental enquanto a tarde será a vez de abordar o licenciamento ambiental de impacto local e os seus benefícios. Segundo o assessor da FECAM, os municípios podem ter esta competência trazendo mais agilidade ao processo e também recursos, uma vez que o licenciamento fica no município. “A FECAM estimula o fomento ao licenciamento local e aponta o consórcio intermunicipal como um dos meios para operacionaliza-lo”, informa Miquelante.

O evento é voltado a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, agentes políticos, secretários municipais, secretários de meio ambiente, agentes reguladores e técnicos municipais de meio ambiente.

Foto: Arquivo, divulgação

Posts relacionados

Prefeitura de Florianópolis e Governo do Estado assinam termo de cooperação para compartilhamento de dados de videomonitoramento

Redação

Deputado Naatz protocola pedido de CPI na Alesc para apurar cobranças abusivas de Cartórios

Redação

Alesc aprova moção de Lunelli cobrando reforma do STF

Redação