Blog do Prisco
Destaques

Idosos buscam a Defensoria para acesso a saúde e medicamentos

O Brasil está envelhecendo. Hoje, segundo o IBGE, o país já tem mais de 30 milhões de idosos. E a Defensoria Pública de Santa Catarina, que atua constitucionalmente para promover a orientação e assistência jurídica gratuita para o cidadão catarinense que não têm condições financeiras para pagar pelo serviço e custas judiciais, também garante a proteção dos direitos da pessoa idosa carente.
Nesse primeiro de outubro, data que celebra o Dia Internacional do Idoso, alguns casos marcaram a atuação da Instituição nesse sentido. Como por exemplo, em Joinville, a Defensoria Pública auxiliou uma assistida idosa de 91 anos a localizar sua certidão de nascimento. Aqui na Capital, a intervenção da Defensoria Pública impediu leilão de único imóvel de um senhor idoso carente, que estava sendo executado por dívidas de IPTU.  “ São exemplos de atuação da nossa Instituição”, fala a Defensora Pública-Geral da Defensoria Pública de Santa Catarina, Ana Carolina Dihl Cavalin.
A aposentada Albertina Maria, 66 anos, residente em Santo Antônio de Lisboa,   recorreu já algumas vezes à Defensoria Pública de Santa Catarina. Hoje, ela veio em busca de uma solução para um problema de uma compra de um bem. Atualmente, das 70 senhas diárias distribuídas pela Defensoria Pública da Capital, são atendidos uma média de 20 idosos, sendo que a principal demanda, nesse caso, é justamente solicitar acesso a medicamentos de alto custo.  Como é o caso de seu Benjamin Manoel Werner, 66 anos. Com graves problemas cardíacos, ele sofreu dois derrames e um infarto em 2013, necessita tomar medicamento contínuo para viver. Ele buscou o auxílio da Defensoria Pública em Joinville para conseguir o acesso à medicação.  “ Sou muito bem atendido na Defensoria Pública. As pessoas têm que lutar pelos seus direitos”, disse.
A Defensoria Pública de Santa Catarina está localizada na avenida Othon Gama D’Eça, 622 – Edf. Luiz Carlos Brunet, centro da capital. No site da instituição, www.defensoria.sc.gov.br, estão os endereços das demais cidades catarinenses que possuem Defensoria Pública de Santa Catarina no Estado.  São ao todo 24 municípios.