Blog do Prisco
Coluna do dia

Podemos e Novo no tabuleiro

Mario Hildebrandt, do Podemos, reeleito em Blumenau. Adriano Silva, do Novo, eleito em Joinville. Venceram na primeira e na terceira maior cidades de Santa Catarina. São dois partidos relativamente pequenos, mas que começam a ganhar espaço. Mais aqui no estado do que no restante do país. Silva é o único prefeito do Novo no Brasil. Ele tem grande responsabilidade neste contexto interno. Será acompanhado de lupa em sua gestão até para se perceber a força que a legenda terá na próxima eleição majoritária estadual.

O Podemos elegeu o segundo prefeito entre as 10 maiores cidades. Além de Hildebrandt, Fabricio Oliveira também chegou lá, sendo reeleito em Balneário Camboriú. Estes dois partidos certamente terão participação na chapa em 2022. Adriano desponta como liderança com perspectivas futuras, mas já declarou que o estatuto do partido não permite abandonar o mandato na metade para concorrer a outro cargo.

Hildebrandt vai na mesma batida. Afirmou que não será candidato em 2022. Ou seja, são lideranças com projeções e possibilidades eleitorais para mais adiante.

Longo prazo

O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, comemorou 41 anos de idade nesta segunda-feira. Camilo é um dos nomes de destaque da nova geração de gestores públicos. Uma das marcas da sua administração foi pensar a cidade de uma forma macroestrutural. Prova disso são iniciativas como a Parceria Público-Privada na área da iluminação pública, o projeto de implantação de uma rede global de saneamento e o asfaltamento de corredores de ônibus.

Retorno

Depois de dois meses licenciado de suas funções de deputado estadual, Nilso Berlanda (PL), reassumiu a sua cadeira no Legislativo. Daqui para o final do ano será pouco menos de um mês de trabalho com uma agenda bem extensa. Na pauta estão novos projetos de lei, cadastramento das emendas de 2021, a pauta da Alesc, que inclui temas relevantes para o Estado como a votação do impeachment do governador, além da apresentação e votação das medidas necessárias para combater o Coronavírus.

Conexão Oeste

Moisés da Silva vai demonstrando sintonia e desenvoltura com o PSD neste retorno ao comando do Estado. Ele anunciou, em conversa com o prefeito eleito de Chapecó, João Rodrigues, que vai dar início às obras de captação do Rio Chapecozinho, para resolver o problema da água em Chapecó. Ao sair da audiência, João Rodrigues, filiado ao PSD, informou que o governador estará em Chapecó ainda nesta semana.

Atendimento

“Ontem o governador teve uma reunião on-line com a bancada do Oeste e hoje pessoalmente comigo, onde eu trouxe uma pauta de reivindicações. A minha preocupação, e eu disse para o cidadão de Chapecó, que nós iríamos resolver o problema da água. O governador me deu a palavra de que na quinta-feira, atendendo nosso pleito e da bancada, vai a Chapecó assinar a ordem de serviço para a execução desta importante obra, na ordem de R$ 250 milhões”, disse João Rodrigues.