Blog do Prisco
Destaques

OAB/SC completa 88 anos com homenagem a 400 profissionais

O mais antigo advogado de Santa Catarina será o principal homenageado na comemoração do aniversário de 88 anos da OAB/SC. José Daura, que completará 100 anos em março, é o único profissional com carteira da OAB ainda com dois dígitos, emitida em julho de 1947 em Florianópolis – o próprio presidente da OAB/SC, Rafael Horn, possui inscrição com cinco dígitos. A Sessão Magna será conduzida por Horn nesta quinta-feira (21/1), às 19h, em formato híbrido, e Daura participará de forma virtual.

A Seccional está homenageando todos os seus ex-presidentes, ex-diretores e ex-conselheiros, totalizando 400 profissionais, alguns in memorian, além dos seus colaboradores mais antigos. Os ex-presidentes foram convidados a participar de forma presencial, e os demais participarão virtualmente, com transmissão ao vivo pelo canal da OAB/SC no YouTube (OAB Santa Catarina). “Nesta caminhada de quase nove décadas, centenas de advogados emprestaram e seguem emprestando seu talento e sua competência para ajudar a definir os rumos que a entidade deve tomar em busca de conquistas fundamentais para a sociedade catarinense”, destaca Horn.

A Seccional catarinense completou no dia 1° de janeiro 88 anos na luta pela defesa do exercício pleno da profissão, pelo Estado Democrático de Direito, pela cidadania e pelo acesso à Justiça. Com mais de 42 mil advogadas e advogados inscritos atualmente, a OAB Santa Catarina é uma das Seccionais mais antigas do País e segue como uma das mais atuantes instituições da sociedade civil.

Defensora do Estado Democrático de Direito, a OAB/SC começou a escrever sua história em 1933, sob a liderança de Nereu Ramos (1933 -1934). Ao longo do tempo foi protagonista em movimentos como a campanha “Diretas Já”, a oposição durante a ditadura militar, as lutas pela anistia e pela liberdade de imprensa, a Novembrada e a convocação da Assembleia Nacional Constituinte. Em fatos recentes deixou sua digital no combate à corrupção e no enfrentamento à pandemia.

Representando a força da advocacia catarinense, a Ordem possui 51 Subseções e 227 Salas de Apoio ao advogado em todo o Estado. Além disso, os profissionais contam ainda com 110 Comissões Temáticas, que atuam em todo o território catarinense na defesa dos direitos da sociedade, com a Escola Superior da Advocacia, que oferece toda uma estrutura de ensino e qualificação aos advogados e advogadas, com a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), com o Sicoob Advocacia e com a OABPrev-SC.

CRÉDITO FOTOS: Ricardo Pereira

Posts relacionados

Em noite de novela, Fernando Marcondes recebe homenagem do governo de SC por sua contribuição ao turismo catarinense

Redação

Santa Catarina terá novas varas federais. Deputado Naatz pede agilização ao TRF4

Redação

Cobalchini destaca a importância dos estagiários no dia a dia da Câmara

Redação