Blog do Prisco
Destaques

Menos burocracia: São José quer simplificar licença para construções

Assim como fizeram Balneário Camboriú e Itapema, cidades onde a construção civil é destaque pelo franco desenvolvimento, São José também quer implantar o licenciamento urbanístico simplificado. O projeto de lei que tramita na Câmara foi debatido em audiência pública na noite desta quarta-feira (9).
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Urbanismo, Michel Schlemper, acredita que a desburocratização contribuirá com o desenvolvimento do setor da construção civil, transferindo para o engenheiro e para o proprietário a responsabilidade pelo atendimento das normas técnicas. Da mesma forma a implantação do sistema reduzirá em 80% a demanda por licenciamento na Secretaria, permitindo que os técnicos se concentrem nas grandes obras e empreendimentos. “Diante do avanço da tecnologia, não podemos continuar convivendo com a burocracia. Esse processo será auto declaratório”, explicou Schlemper, que pretende que o licenciamento seja rápido e, no futuro, online.
O Licenciamento Urbanístico Simplificado caracteriza-se pela a transferência de responsabilidades ao proprietário e responsável técnico pela obra, que passam a atestar em documento próprio a regularidade de seus projetos perante a legislação vigente, com a emissão praticamente automática de seus alvarás de construção e habite-se apenas com a conferência dos documentos. A novidade é destinada a edificações de uso residencial unifamiliar com até 02 (dois) pavimentos e área de até 500 metros quadrados; edificações de uso comercial com até um pavimento e área de até 750 metros quadrados e edificações geminadas com até cinco unidades por lote. A lei ainda precisa ser votada pelos vereadores.

Posts relacionados

Presidente da Câmara evita urgência em debate que poderia resultar em aumento do IPTU em São José

Redação

João Rodrigues reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado e já definiu saída da Prefeitura

Redação

Concurso Público da Prefeitura de Joinville será neste domingo, com mais de 17 mil inscritos

Redação