Destaques

A corrida eleitoral e o debate desta sexta

A campanha eleitoral de 2018 começou, de fato, ontem, quinta-feira, 16. Com a esmagadora maioria dos candidatos, majoritários e proporcionais, valendo-se das redes sociais para a largada do processo, que será curto, mas exaustivo, de conquistar votos.

Embora os postulantes já pudessem ontem mesmo colocar material de campanha nas ruas, a maioria dos candidatos ainda não teve tempo de mandar confeccionar adesivos, perfurados, santinhos, etc, por causa do número do CNPJ. Cabe ao TRE, finalizar os registros das candidaturas, emitir o número necessário em toda propaganda paga, seja física ou virtual.

Aos poucos, a campanha tomará corpo e certamente vai esquentar. Nesta sexta, um dos marcos destas eleições será o primeiro debate dos candidatos ao governo do Estado, a partir das 11h45min, no SBT Santa Catarina. A mediação ficará a cargo deste colunista e comentarista político da própria emissora. Seguindo à risca a legislação eleitoral, o debate terá a participação de seis candidatos: Carlos Moises da Silva (PSL); Décio Lima (PT); Gelson Merísio (PSD); Jessé Pereira (Patriota); Leonel Camasão (PSOL) e Mauro Mariani (MDB). A definição dos participantes levou em conta os concorrentes de partidos com representação de ao menos cinco parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Formato

O debate terá a duração de 1h45min e será dividido em quatro blocos, sendo compostos por perguntas entre os candidatos, além de perguntas formuladas pela produção do SBT Santa Catarina e por representantes da sociedade civil. As regras foram definidas e aprovadas previamente com as equipes de cada partido.

Alfinetadas

De leve, mas já começaram as provocações entre as candidaturas que têm maior número de partidos e tempo de rádio e TV em Santa Catarina. A turma do MDB-PSDB divulgou material, afirmando que seus candidatos trouxeram 10 vezes mais recursos para a Saúde. PSD, PP e DEM reagiram. Merisio e Amin listaram suas ações e conquistas de recursos, informando que, se for para comparar mesmo a atuação em relação à Saúde, eles venceriam. Foi só um aperitivo. A campanha deve ser mais de sangue pelas canelas ali em setembro.

Blindagem

Uma das expectativas para o debate no SBT, hoje, é, além das propostas e do preparo de cada um, saber como vão se comportar Gelson Merisio e Mauro Mariani em relação ao petista Décio Lima. No debate da Rádio Som Maior, de Criciúma, na semana passada, os dois evitaram bater no PT, em Lula da Silva, Dilma, etc. A tendência é que a conduta deles siga neste diapasão, até porque os votos petistas poderão determinar o vitorioso da eleição deste ano em Santa Catarina.

Sair da versão mobile