Coluna do dia

A crítica de Flores

Secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, que disputou a eleição a prefeito da Capital, está divulgando um vídeo no qual lamenta e critica a participação de deputados do PSB na farra do toma-lá-dá-cá instalada em Brasília.

Esta semana, noticiou-se que o próprio presidente da República liderou articulações para evitar que 10 deputados do PSB migrem para o DEM, o que fortaleceria o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o primeiro na linha sucessória presidencial.

Flores classificou a movimentação como “aliciamento de deputados por um partido ou pelo outro para apoiar ou não o governo ou o presidente da Câmara. Por razões meramente fisiológicas, trocando votos por cargos, por benesses, por emendas. Nada de construção de projeto. A classe política tradicional continua não entendendo nada do que a população está dizendo. Precisamos, de fato, mudar”, crava ele.

 

Site jurídio

Desembargador Alexandre D’Ivanenko, primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça, lançou um site inédito para debater as questões do mundo jurídico. Pode ser acessado pelo www.judiciariodofuturo.com.br O espaço vem recebendo elogios de advogados, juízes e promotores.

D’Ivanenko tem tudo para disputar a presidência do tribunal em dezembro. E garante que o site ficará na rede independentemente do resultado da eleição para o comando do TJ.

 

Quarteto

A iniciativa é inédita e o site, muito interessante. Os outros pré-candidatos à presidência do TJSC são os desembargadores César Abreu (presidente do TRE), Rodrigo Collaço (ex-presidente da AMB) e Ricardo Fontes.

 

Desigualdade

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Santa Catarina (Adepol) se reuniu com o secretário de Segurança Pública, César Grubba, e nove deputados estaduais para discutir a situação da Polícia Civil no Estado, que está desde novembro de 2016 sem receber nenhuma promoção.

 

Autorização.

Essas medidas são necessárias para a efetivação de delegados titulares, por exemplo. Para se ter uma ideia, hoje há cerca de 100 vagas abertas em diversas cidades, como Florianópolis, devido à falta de promoção nos cargos. Segundo o presidente da Associação, a Polícia Civil é o único órgão do Estado cujas promoções dependem de autorização, diferente da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que tem quatro promoções por ano automaticamente.

 

Queijo

Desde que foi aprovada a lei que permite a produção e venda do queijo artesanal serrano, há quase um ano, queijarias têm se adaptado às novas normas. Agora, o governador Raimundo Colombo assinou a regulamentação da lei, especificando pontos como inspeção sanitária, percentual de matéria gorda, umidade, cor e consistência elástica. Autor da lei, o deputado Gabriel Ribeiro destaca o aspecto social, pois a produção se tornou um pilar econômico em mais de duas mil pequenas propriedades rurais da Serra Catarinense (em alguns casos chega a 70% da renda familiar).

 

Inovação

Ao anunciar repasse de R$ 11 milhões à Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – Certi, Gilberto Kassab reiterou que os investimentos em pesquisa e inovação são fundamentais para o Brasil superar a crise.

Sair da versão mobile