Blog do Prisco
Manchete

A esquerda “democrática” praticamente expulsa vereador da UFSC, um antro de ódio e intolerância

O vereador Rafael de Lima (PSD) lamenta profundamente o cancelamento de uma palestra que faria na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na noite desta quinta-feira (02/10), a convite do professor Daniel Degal, da disciplina de Direito das Coisas do curso de Direito. O tema da palestra seria regularização fundiária, assunto no qual Rafael atuou como coordenador geral do Programa Floripa Regular e que constitui uma das principais bandeiras de seu mandato.

Pouco antes do início do evento, a direção do Centro de Ciências Jurídicas solicitou ao professor o cancelamento da atividade, alegando não haver condições de segurança para garantir a presença do vereador, em virtude de manifestações de um grupo de estudantes vinculados ao DCE contrários à sua participação.

Rafael, ex-aluno da UFSC, destacou que recebeu com tristeza e indignação a notícia, considerando que a universidade deve ser, por excelência, o espaço do debate plural, do contraditório e da liberdade acadêmica. “Não é aceitável que um grupo reduzido de militantes, por meio de ameaças, impeça o livre diálogo e o confronto de ideias em um ambiente que deve priorizar a ciência e a democracia”, afirmou.

O parlamentar agradeceu ao professor Daniel Degal pelo convite, ao chefe de gabinete do reitor, Bernardo Meyer, que se solidarizou e lamentou o episódio, e a todos os professores, alunos e egressos que manifestaram apoio. “Não fujo de debate. Fiz mais de 60 reuniões comunitárias sobre regularização fundiária e sempre estarei aberto ao diálogo respeitoso, mas repudio qualquer tentativa de intimidação ou censura”, ressaltou.

Rafael concluiu manifestando a expectativa de que a UFSC continue sendo um espaço de liberdade, ciência e democracia, e que episódios como este não voltem a se repetir.

Câmara da Capital manifesta solidariedade

A Câmara Municipal de Florianópolis, vem a público manifestar sua solidariedade ao vereador Rafael de Lima, o Rafinha, em face dos incidentes ocorridos na noite de 02 de outubro de 2025, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na ocasião, o vereador sofreu intimidações por parte de alguns alunos vinculados ao Diretório Central dos Estudantes (DCE), o que motivou o cancelamento da palestra que seria proferida no Centro de Ciências Jurídicas sobre regularização fundiária.

Repudiamos toda e qualquer ação que obstrua o livre exercício do debate público e a atuação parlamentar, bem como práticas que inviabilizam o ambiente acadêmico e democrático de troca de ideias. Reafirmamos o compromisso desta Casa com a liberdade de expressão e o respeito às instituições.

Esperamos que os responsáveis pelos fatos sejam identificados e que as medidas cabíveis sejam adotadas pelas autoridades competentes, a fim de preservar o direito ao livre debate e garantir condições de segurança para eventos públicos.

Posts relacionados

Pri Fernandes garante aprovação de projeto que proíbe venda de animais em Florianópolis

Redação

Aeroporto de Chapecó recebe voo inaugural da Gol para Florianópolis nesta sexta-feira

Redação

Colégio de Florianópolis leva SC à final do “Boas Práticas Educacionais”, no Google Startups, e é premiado em São Paulo

Redação