Blog do Prisco
Manchete

A força do MDB do Oeste!

O tabuleiro da política estadual foi agitado neste janeiro de 2021, que já se encaminha para o final.

Um dos movimentos mais significativos é o reforço do MDB no governo Moisés da Silva. O partido não está entrando agora na atual gestão, como querem fazer acreditar. Paulo Eli e Leandro Lima são emedebistas de cruz na testa. Assumiram, respectivamente, a Fazenda e a Administração Prisional em 2018, ano que Eduardo Pinho Moreira governou Santa Catarina pela última vez.

E seguem à frente das pastas desde então! Ah, mas se afastaram do partido. Mera manobra burocrática e protocolar.

Agora o deputado Luiz Fernando Vampiro assume a Secretaria de Educação. Outros emedebistas também estão assumindo cargos importantes de segundo escalão.

Neste contexto, vale destacar a força do MDB do Oeste de Santa Catarina. Dos três deputados federais do partido por Santa Catarina, um é da região. Celso Maldaner, que presidente a sigla no estado e já foi prefeito de Maravilha. Os outros dois são Rogério Peninha Mendonça, do Alto Vale do Itajaí, e Carlos Chiodini, de Jaraguá do Sul.

Mas é na bancada estadual que se percebe a força dos emedebistas do Oeste. Dos nove deputados do MDB na Alesc, quatro são oestinos. Inclusive os dois que vão comandar a Assembleia Legislativa nos próximos dois anos: Mauro de Nadal (E), de Caibi, e Moacir Sopelsa (D), de Concórdia.

Outro aspecto. Com Vampiro no colegiado, o líder da bancada deve ser Valdir Cobalchini, de Caçador. Por fim, Romildo Titon, de Campos Novos, terá a honra de presidir a sessão que marcará o retorno do MDB ao comando da Alesc. Ele é o parlamentar mais velho da atual legislatura e teria a incumbência mesmo que Júlio Garcia não estivesse afastado do mandato e da presidência do Legislativo estadual.

foto>Reprodução

Posts relacionados

Bancada da Serra participa de reunião com o presidente da Assembleia

Redação

Alesc tem semana de esforço concentrado para aprovação de projetos do governo

Redação

Bancada do Sul vai pedir audiência com governo federal para tratar do Morro dos Cavalos

Redação