Notícias

A pedido de Carmen, Câmara debaterá decisão da Justiça contra enfermeiros do SUS

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) apresentou nesta quarta-feira (18) na Comissão de Seguridade Social e Família pedido de audiência pública para debater a liminar que restringe a atuação dos profissionais da área de enfermagem no SUS (Sistema Único de Saúde). A decisão atende a ação movida pelo Conselho Federal de Medicina.

Pela sentença, procedimentos realizados há mais de 20 anos, como fazer diagnósticos e requisitar exames na Atenção Básica, deixarão de ser executadas pela categoria dos enfermeiros.

Para a parlamentar, a decisão do juiz Renato Borelli, da 20ª Vara da Justiça Federal de Brasília, já começa a afetar o atendimento na saúde básica do país. “Com essa restrição, quem sai perdendo é a maioria da população. Essa liminar tem afetado o atendimento na rede pública. Esse debate é importante para que possamos esclarecer quais as reais motivações dessa decisão, sem embates corporativistas. A saúde das pessoas tem de estar acima de tudo isso”, afirmou a parlamentar.

No requerimento, Carmen argumentou que as ações exercidas pelos enfermeiros na Atenção Básica estão claramente descritas nas normas legais que regem a profissão. “Elas são realizadas há mais de 20 anos no SUS com segurança e qualidade”, reforçou.

A deputada pede que sejam convidados para o debate Representantes do Ministério da Saúde, dos Conselhos Nacional e Municipal de Saúde; dos Conselhos de Medicina e de Enfermagem.

Carmen Zanotto disse ainda que o juiz federal tratou a questão de forma unilateral, “sem analisar a importância do trabalho do enfermeiro na saúde da população e o quanto a decisão poderia ser prejudicar as ações exercidas cotidianamente pelos enfermeiros, como tratamento de tuberculose, da sífilis congênita, da prevenção do câncer de colo de útero, entre outras”.

Sair da versão mobile