Blog do Prisco
Destaques

Ação penal contra Dário Berger sai do STF

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou mais seis processos contra parlamentares para instâncias inferiores, aplicando o entendimento recém-firmado pelo plenário de que só devem tramitar na Corte investigações contra parlamentares que apurem fatos ocorridos durante e em razão do mandato.

Dos processos baixados de instância pelo ministro, três são ações penais, quando já houve denúncia aceita e o investigado passou à condição de réu. Outros três são inquéritos, ainda na fase de apuração pela autoridade policial e promotores. Uma das ações penais envolve o senador Dário Berger (MDB). Ele é réu em processo sobre desvios de recursos na construção de uma rodovia em 2000, quando o emedebista era prefeito de São José (confira mais detalhes abaixo). Relativamente aos inquéritos, há outro político catarinense na lista. O deputado Marco Tebaldi é investigado por supostos desvios de recursos. Enquanto Dário vai responder, como réu, no TRF-4, o tucano Tebaldi será investigado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Ministro Celso de Mello durante sessão plenária do STF para julgar o habeas corpus do ex-ministro Antonio Palocci (Valter Campanato/Agência Brasil)

Passada uma semana desde que o STF restringiu sua interpretação sobre o direito constitucional de parlamentares a foro especial, ao menos 50 processos já foram remetidos a instâncias inferiores.

Ação penal

– Senador Dário Berger (MDB-SC) – denunciado por supostos desvios na construção de uma rodovia quando era prefeito de São José (SC), no ano 2000. O processo foi enviado para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

 

Inquérito:

– Deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC) – Investigado por desvios de recursos públicos. O caso foi enviado para o Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Posts relacionados

STF confirma definitivamente a constitucionalidade da Lei dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas de Santa Catarina

Redação

Desfile da 38ª Fenarreco encanta público na avenida Beira Rio

Redação

Reunião ampliada do Comitê Estratégico de Ordem Pública atualiza atividades de saúde, assistência social e segurança pública

Redação
Sair da versão mobile