Foz do Iguaçu acaba de ganhar um novo gigante turístico. O AquaFoz foi inaugurado na última quinta-feira (13), consolidando-se como uma das maiores atrações do país e o segundo maior aquário da América Latina. Com tanques que somam 3,3 milhões de litros de água, 28 recintos inspirados em aquários de referência mundial e mais de 300 espécies de água doce e salgada, incluindo tubarões, arraias, cavalos-marinhos e peixes de rios brasileiros, o novo espaço promete transformar a experiência turística da Tríplice Fronteira.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades, como o governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e o vice-governador, Darci Piana, além de parceiros do projeto, convidados e profissionais da imprensa. A novidade ganhou grande repercussão na mídia nacional, e foi também tema de uma reportagem no último domingo (16), no programa Fantástico, da Rede Globo, que evidenciou a diversidade das espécies encontradas no local.
Com painéis de até 11 metros por 5 metros e 19 centímetros de espessura, os acrílicos da Bold, empresa catarinense com sede em Jaraguá do Sul, formam as principais paredes e túneis do AquaFoz, proporcionando uma visão nítida e imersiva da vida aquática. A obra envolveu uma operação logística de alta complexidade, com o transporte de peças de até 23 toneladas, que exigiram escolta da Polícia Rodoviária Federal e até interdições temporárias de rodovias. O resultado é uma estrutura monumental, que alia engenharia, inovação e sustentabilidade.
“Ter o acrílico Bold em um projeto dessa magnitude é motivo de orgulho para todos nós. Foi um grande desafio técnico e logístico, que envolveu equipes em diferentes etapas e o uso de materiais de alta performance. Esse projeto reafirma a capacidade da Bold em atender empreendimentos de classe mundial”, destaca Reimar Sebold, diretor comercial da Bold.
Acrílico: segurança, durabilidade e transparência incomparável
O uso do acrílico é um dos grandes diferenciais do AquaFoz. Isso porque o material oferece resistência a impactos, é leve e reduz a necessidade de estruturas de suporte, aumentando a segurança da construção. Além disso, o acrílico não amarela com o tempo, possui alta transparência e pode ser polido localmente em caso de riscos, mantendo sua aparência impecável por décadas.
“O acrílico é o material ideal para projetos dessa dimensão, pois combina resistência, leveza e transparência. Ele garante a segurança dos visitantes e a durabilidade da estrutura, sem comprometer a experiência visual. No AquaFoz, ele é o que torna possível a imersão total no universo aquático”, explica Fabiano Rodrigo Milani, coordenador da área de Inovação da Bold.
Tecnologia, educação e sustentabilidade
O AquaFoz vai além de um atrativo turístico. O espaço foi concebido com um forte propósito ambiental e educativo, destacando a importância dos ecossistemas das bacias dos rios Paraná e Iguaçu e sua conexão com os oceanos brasileiros. O percurso dos visitantes atravessa ambientes de água doce e salgada, apresentando espécies raras e promovendo a consciência sobre conservação e biodiversidade.
Com um investimento de cerca de R$ 150 milhões, o projeto é desenvolvido pelo Grupo Cataratas, referência nacional em turismo sustentável. O aquário promete movimentar o turismo e a economia de Foz do Iguaçu, consolidando-se como um novo ícone da cidade, que já é mundialmente conhecida pelas Cataratas.
“Estamos felizes em ver esse sonho se tornar realidade. O AquaFoz representa o encontro entre inovação, tecnologia e compromisso com o meio ambiente, valores que também fazem parte da essência da Bold, e ver todas essas peças gigantes ganhando forma aqui e proporcionando uma experiência tão imersiva ao público é realmente emocionante”, resume Reimar.
O parque está aberto para visitação todos os dias, das 9h às 18h30, com última entrada às 17h. Os ingressos, assim como mais informações sobre a atração, podem ser adquiridos pelo site oficial http://aquafoz.com.br .
Sobre a Bold
No mercado há mais de 24 anos, a Bold é uma multinacional brasileira especialista em chapas acrílicas, de policarbonato, ACM, PETG, PVC, poliestireno e plásticos de engenharia. Com 14 unidades no Brasil, cinco na Colômbia, duas no Chile, um escritório na China e mais de 700 colaboradores, a organização — com sede em Santa Catarina — é reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência de seus produtos e pela forte credibilidade em suas relações comerciais.
Entre suas unidades, a Bold conta com três plantas industriais, sendo duas localizadas em Jaraguá do Sul (SC) e uma em São Bernardo do Campo (SP), que garantem alta capacidade de produção e qualidade em seus processos. No portfólio de marcas atendidas, a Bold reúne empresas como WEG, ABB, Philips, Thyssenkrupp, McDonald’s, O Boticário, Cyrela, Itaú e Ambev.






