Artigos

Adeus democracia

Ricardo Winter
rwinter@iscc.com.br

Nos últimos dias, ou melhor, nas últimas semanas, o Brasil testemunhou estarrecido, as atitudes de um ministro, representando uma “Corte”, agindo com autoritarismo e desrespeito, apesar das manifestações pacíficas de milhões de brasileiros. 

O povo cansou da hipocrisia, da mentira, da desfaçatez, do cinismo e da falta de escrúpulos de certas autoridades, de políticos e da grande mídia. Esta metástase se alastrou de tal forma que está forçando a população ir para as ruas pedir justiça e a ordem no país. E como se isso não bastasse, agora os caminhoneiros começam a parar novamente, e o caos será generalizado. Nunca imaginei que uma classe fosse tão unida e importante como eles, e percebe-se que eles têm o total apoio do povo. 

Ficou claro que a democracia não existe mais, e se ainda existe, está na UTI, sobrevivendo por aparelhos. Os três poderes não se entendem mais, é um invadindo a função do outro, um sendo submisso ao outro. Chama a atenção a inércia e a conivência de grande parte do Senado e da Câmara Federal. Estamos vivendo um Estado de Exceção. 

Esperamos e torcemos para que os novos senadores e deputados sejam mais atuantes e enfáticos quanto à sua função, cobrando o que deve e pode cobrar, e fazendo o que devem fazer. 

É triste a nossa situação. Os argumentos ridículos em defesa dos culpados já não convencem mais ninguém. A Nação tornou-se cética quanto à integridade da maioria dos seus líderes. 

Hoje “justiça” é o maior clamor das pessoas de bem. São multidões revoltadas com a mentira, a baixeza e o dolo daqueles que, em lugar de defenderem os interesses do povo, roubam e se escondem nas sombras da impunidade. 

A situação não é nada otimista. O temor e a desesperança começam a tomar conta dos brasileiros, sendo que até igrejas e instituições do bem estão sendo ameaçadas. Esses locais são o refúgio de milhões quando se sentem tristes e procuram um lugar de paz e oração. 

Mas o que mais dói em nós, é que depois destas eleições, ficou um sentimento de desconfiança e incerteza quanto aos resultados dos futuros pleitos. Existe coisa pior do que você sentir que está sendo enganado, ludibriado? 

Mas não devemos desanimar. Quem estuda as Sagradas Escrituras sabe que existem profecias se cumprindo e outras que ainda se cumprirão, e todas elas convergem para a Volta de Jesus. O mundo está com seus dias contados. 

A nossa esperança está na justiça divina, que é um dos maiores atributos de Deus. Ele, afinal, estabelecerá justiça plena e para todos, e acredite, Ele não vai decepcionar ninguém. 

Sair da versão mobile