Blog do Prisco
Destaques

Adoção de política de educação financeira em SC avança no Parlamento

A adoção de uma política de educação financeira em Santa Catarina avança no Parlamento. Por unanimidade, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou na manhã desta terça-feira (12), o projeto de lei, PL 0149/2023, de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), que institui a Política de Educação Financeira no Estado de Santa Catarina. O colegiado seguiu o parecer favorável do relator da matéria, deputado Sérgio Guimarães (UB).

O objetivo, como destacou o relator, é criar um conjunto de ações integradas que visem promover a educação financeira, o planejamento financeiro, a gestão de dívidas e investimentos, bem como a prevenção ao superendividamento e a proteção ao consumidor, além de incentivar projetos de educação financeira nas escolas públicas e privadas, a fim de formar cidadãos financeiramente conscientes, promovendo e fortalecendo a cidadania.

O autor do projeto, deputado Rodrigo Minotto (PDT) justificou que a educação financeira é um assunto de extrema importância na sociedade atual. “Ensina as pessoas a gerenciar suas finanças de forma eficiente, a fazer um planejamento financeiro adequado e a controlar seus gastos. Com ela, as pessoas aprendem a diferenciar as necessidades dos desejos de consumo, a definir prioridades e a estabelecer metas financeiras realistas e a poupar investir com segurança”, analisou.

Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, a matéria segue para a análise da Comissão de Educação e Cultura.

Doutrinação ideológica

Com a relatoria do deputado Maurício Peixer (PL), foi aprovado por unanimidade, o projeto de lei PL 0182/2023, de autoria do deputado Carlos Humberto (PL), que dispõe sobre a proibição da prática de doutrinação política e ideológica em sala de aula nas escolas públicas estaduais.

Segundo o relator, a proposta tem como objetivo proibir a prática de doutrinação política e ideológica em sala de aula nas escolas públicas estaduais de Santa Catarina e com isso promover a imparcialidade e a liberdade de pensamento no ambiente escolar, garantindo que a educação seja baseada em princípios éticos, no pluralismo de ideias e no respeito aos direitos individuais dos alunos.

A matéria foi aprovada pelo colegiado e agora segue para a análise da Comissão de Educação e Cultura.

Outros projetos

Por unanimidade, o colegiado aprovou o PL 0263/2023, de autoria do governo do Estado, que altera a Lei nº 15.156, de 2010, que Institui o plano de carreiras e vencimentos do grupo Segurança  Pública – Perícia Oficial. Os membros seguiram o voto favorável do relator, o presidente do colegiado, deputado Ivan Naatz (PL).

Também foi acatado o projeto de lei, PLC/0014/2023, do Tribunal de Justiça, que convalida a criação de vara e a criação de cargos de juiz de direito e de cargos no quadro de pessoal e cria e transforma cargos no quadro de pessoal do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina, e acrescenta dispositivo na Lei nº 17.406, de 28 de Dezembro de 2017.

Posts relacionados

Alesc tem semana de esforço concentrado para aprovação de projetos do governo

Redação

Município adere ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo

Redação

Audiências e Seminários marcam a semana na Alesc

Redação