Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Advogados públicos apoiam OAB e criticam ADI

Mais de 100 advogados públicos federais de Santa Catarina divulgaram manifesto público no qual criticam a ADI 5.334, do Ministério Público Federal, que pretende desvincular a carreira da advocacia. Segundo eles, “existe uma compreensão hegemônica dentro da carreira de que seus membros são advogados no sentido pleno da palavra, submetidos ao Estatuto da Advocacia”.

tullo oab adi

“Advocacia é gênero”

O manifesto foi entregue em mãos ao presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, pelos representantes da categoria: a Procuradora Federal Daniela Zaragoza, a Advogada da União Dalvani Luzia Prvjank e o Procurador da Fazenda Nacional Samuel Mattos. Segundo o manifesto, “existe uma compreensão hegemônica dentro da carreira de que seus membros são advogados no sentido pleno da palavra, submetidos ao Estatuto da Advocacia”.

Para os advogados públicos catarinenses, “a advocacia é gênero, sendo a advocacia pública uma das facetas da Advocacia”. No mesmo manifesto, os advogados públicos elogiaram a aproximação promovida pela diretoria da OAB/SC. “Converteram o histórico distanciamento entre a OAB e os advogados públicos federais em uma relação próxima, respeitosa, inclusiva e sem muros”.

Posts relacionados

Diversidade da indústria de SC garantiu crescimento em 2025, diz FIESC

Redação

Coopera Agro SC é aprovado na Alesc: Chiodini celebra o novo marco para o agronegócio catarinense

Redação

Comissão de Finanças aprova parecer do deputado Lunelli que concede desconto no IPVA a bons condutores

Redação