Blog do Prisco
Destaques

Alesc analisa projetos voltados à educação, saúde, cidadania e bem-estar animal

FOTO: Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) analisa uma série de propostas apresentadas nas últimas semanas por parlamentares, pelo Tribunal de Justiça e pelo governo do Estado, que abrangem áreas diversas como educação, saúde, cidadania, segurança e meio ambiente. As propostas, que já foram direcionadas para análise das comissões permanentes da Casa, buscam atualizar legislações existentes e criar novas políticas públicas.

Na Educação, o governo estadual encaminhou projetos que alteram o Programa Universidade Gratuita e o Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc). As mudanças preveem novos critérios para a concessão de bolsas, com análise de renda e patrimônio dos candidatos, além da criação de uma comissão estadual para fiscalizar a aplicação dos recursos. Uma medida provisória também propõe a retirada de exigências burocráticas que vinham atrasando a liberação das bolsas.

Ainda nessa área, os deputados apresentaram uma série de propostas voltadas ao setor, entre elas a criação de programas de saúde mental para professores e demais profissionais da educação, formação docente, educação climática e combate à violência escolar. Há também sugestão da criação do Festival da Juventude e do Programa de Adoção Responsável nas Escolas, que inclui ações de conscientização sobre o bem-estar animal no ambiente escolar.

Na saúde, destacam-se projetos de lei (PLs) que determinam a inclusão da Síndrome de Dravet — uma epilepsia genética rara e grave — nos protocolos de tratamento do Estado, a criação de um cadastro de pacientes com doenças raras e a instituição de uma semana estadual de conscientização sobre a síndrome.

As propostas também contemplam medidas voltadas à cidadania e à proteção social, como a ampliação do limite para o pagamento de obrigações judiciais de pequeno valor (RPVs) de natureza alimentar e a criação de um cadastro estadual de condenados por crimes de violência contra a mulher. Outras iniciativas tratam da participação mínima de mulheres em conselhos de administração de empresas públicas e do acesso facilitado de líderes religiosos a hospitais, além da atualização de políticas de enfrentamento à violência contra a mulher.

Na área de bem-estar animal, tramitam projetos que instituem o Código Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, disciplinam o descarte adequado de animais mortos e incentivam ações de combate aos maus-tratos.

Outras propostas de destaque incluem a criação do programa “Nota Catarina”, para estimular a cidadania fiscal, o reconhecimento de municípios participativos, a valorização de práticas esportivas radicais com bicicletas e a instituição de campanhas e datas comemorativas, como o Novembro Acromático de combate à dengue, o Dia Estadual da Soberania Nacional e o Dia dos Mutirões Catarinenses de Limpeza.

Confira as principais proposições mais recentes apresentados na Alesc:

Projeto de Lei (PL) 653/2025
Iniciativa: Deputado Rodrigo Minotto (PDT)
Institui o Programa Estadual de Incentivo à Prática Segura do “Grau” e de Manobras Esportivas com Bicicletas, com o objetivo de reconhecer, organizar e valorizar a prática de manobras radicais com bicicletas, geralmente em espaços públicos.

PL 655/2025
Iniciativa: Deputado Sargento Lima (PL)
Altera o Plano de Carreiras e Vencimentos do Grupo Segurança Pública – Perícia Oficial para equiparar, para fins de adequação do porte e aquisição de arma de fogo, os integrantes efetivos da Polícia Científica aos policiais civis.

PL 659/2025
Iniciativa: Deputado Adilson Girardi (MDB)
Institui o Novembro Acromático – Mês Preto e Branco de Mobilização e Conscientização contra a Dengue.

PL 664/2025
Iniciativa: Comissão dos Direitos do Consumidor e do Contribuinte e de Legislação Participativa
Dispõe sobre o reconhecimento de Municípios Participativos, no âmbito do Estado de Santa Catarina.

PLC (Projeto de Lei Complementar) 21/2025
Iniciativa: Governador do Estado
Altera a Lei Complementar nº 831, de 2023, que institui o Programa Universidade Gratuita, e estabelece outras providências. Entre as mudanças, institui comissão estadual com representantes da CGE, PGE, Casa Civil, instituições de ensino e estudantes para analisar, supervisionar e fiscalizar os recursos usados no programa. Altera, também, os critérios para a concessão das bolsas, incluindo análise de renda e patrimônio para definir o grau de hipossuficiência do candidatos. Por fim, estabelece nova composição do índice de carência, com o objetivo de melhorar a distribuição dos recursos destinados às bolsas.

PL 671/2025
Iniciativa: Governador do Estado
Altera Lei nº 18.672, de 2023, que institui o Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc) e a assistência financeira para o pagamento das mensalidades dos cursos de graduação frequentados por estudantes em instituições de ensino superior que especifica, e estabelece outras providências. Propõe, basicamente, as mesmas alterações sugeridas para o Universidade Gratuita.

MP (Medida Provisória) 267/2025
Iniciativa: Governador do Estado
Retira exigências para a concessão de bolsas para o Fumdesc, que trata das instituições particulares de ensino, entre elas a antecedência mínima para a divulgação do edital de bolsas, além da obrigatoriedade da matricula em um curso de graduação. Argumento da SED é que tais condicionantes têm ocasionado atrasos no processo de concessão das bolsas.

PL 672/2025
Iniciativa: Deputado Ivan Naatz (PL)
Possibilita que o pagamento das obrigações de pequeno valor (RPV), atualmente limitado a 10 salários mínimos, possa chegar a até 40 salários mínimos, no caso das obrigações de natureza alimentar (salários, aposentadorias, pensões, entre outros). As RPVs são utilizadas para o pagamento de quantias em que o poder público foi condenado por meio de processo judicial.

PL 674/2025
Iniciativa: Deputado Matheus Cadorin (Novo)
Retira a obrigatoriedade de instalação de telefones nos caixas eletrônicos.

PL 682/2025
Iniciativa: Deputada Paulinha (Podemos)
Instituio Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal – Nota Catarina, destinado a incentivar o consumidor a solicitar documento fiscal nas operações comerciais.

PL 683/2025
Iniciativa: Deputado Marquito (Psol)
Institui o Dia dos Mutirões Catarinenses de Limpeza, a ser celebrado no terceiro mês de setembro, destinado à promoção de ações de cuidado e preservação de áreas públicas ambientalmente sensíveis como praias, rios, manguezais, lagoas, lagunas, parques, trilhas e demais áreas públicas de uso coletivo.

PL 685/2025
Iniciativa: Deputada Paulinha
Institui a Política Estadual do Observatório contra a Violência Escolar no Estado de Santa Catarina.

PL 687/2025
Iniciativa: Deputado Junior Cardoso (PRD)
Institui o Código Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal de Santa Catarina.

PL 688/2025
Iniciativa: Deputado Jessé Lopes (PL)
Busca disciplinar o descarte de animais mortos, coibindo o descarte irregular de animais mortos em vias públicas, cursos d’água, terrenos baldios e demais áreas de uso coletivo

PL 690/2025
Iniciativa: Deputado Altair Silva (PP)
Institui piso salarial específico aos motoristas de ambulância e veículos da saúde responsáveis pelo transporte de pacientes.

PLC 22/2025
Iniciativa: Tribunal de Justiça do Estado
Cria cargo um cargo de juiz de Direito, além de seis cargos de analista jurídico, um de oficial de Justiça e avaliador, dois de assessor de gabinete e dois de assessor jurídico para permitir a instalação da 2ª Vara do Fórum de Pinhalzinho.

PL 481/2025
Iniciativa: Deputada Paulinha
Altera a lei que instituiu o Programa Escola do Professor, voltado para a promoção do bem-estar emocional, da saúde mental e psicológica dos professores da rede pública de ensino do Estado de Santa Catarina, com o objetivo de consolidá-lo e aprimorar suas diretrizes, principalmente para combater a violência contra os professores dentro da escola.

PL 497/2025
Iniciativa: Deputado Fabiano da Luz (PT)
Institui o Dia Estadual da Soberania Nacional, a ser celebrado anualmente em 9 de julho.

PL 511/2025
Iniciativa: Deputada Paulinha
Cria, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, o Programa Estadual de Assistência Integral à Saúde Mental dos Profissionais da Educação, com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento da Síndrome de Burnout e demais transtornos relacionados ao trabalho.

PL 512/2025
Iniciativa: Deputada Paulinha
Institui o Programa Estadual de Formação Docente e Qualidade da Educação na rede pública estadual de ensino de Santa Catarina.

PL 515/2025
Iniciativa: Deputada Paulinha
Institui o Programa Estadual de Educação e Mobilização Climática – EduClima SC, com foco na prevenção, adaptação e participação social frente aos desastres climáticos no Estado de Santa Catarina.

PL 516/2025
Iniciativa: Deputada Paulinha
Institui o Festival da Juventude no Estado de Santa Catarina, evento anual que integra cultura, esportes e educação para alunos do Ensino Fundamental da rede pública estadual, promovendo participação, integração e desenvolvimento social.

PL 517/2025
Iniciativa: Deputada Paulinha
Institui o Programa Estadual de Adoção Responsável nas Escolas e Combate aos Maus-Tratos de Animais, para promover educação sobre adoção, guarda consciente e bem-estar animal no currículo escolar.

PL 529/2025
Iniciativa: Deputada Paulinha
Estabelece diretrizes para garantir a participação mínima de mulheres nos conselhos de administração das empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, no âmbito do Estado de Santa Catarina.

PL 537/2025
Iniciativa: Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
Institui a Política Estadual de Incentivo ao Cultivo, Pesquisa, Utilização e Comercialização das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), com enfoque prioritário na valorização gastronômica e dá outras providências.

PL 613/2025
Iniciativa: Deputada Paulinha
Cria o Cadastro Estadual de Pessoas Condenadas por Crimes de Violência Contra a Mulher praticados no Estado de Santa Catarina.

PL 630/2025
Iniciativa: Deputado Marquito
Proíbe a aquisição de armamentos, artefatos, veículos, dispositivos, equipamentos, sistemas e serviços de segurança pública, defesa ou inteligência provenientes do Estado de Israel pelos órgãos e instituições do Estado de Santa Catarina.

PL 692/2025
Iniciativa: Deputado Jair Miotto (União)
Altera a lei que trata do acesso de ministro de cultos religiosos e de seus prepostos a hospitais para incluir a figura do capelão entre os ministros com livre acesso, além de possibilitar a apresentação de documento de identificação digital para a permissão de tal acesso.

PL 693/2025
Iniciativa: Deputada Ana Campagnolo (PL)
Altera a legislação que consolidou as normas estaduais sobre Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres para estabelecer penalidades no caso de não notificação à Polícia Civil, dentro do prazo exigido pela lei, dos casos de violência contra mulher.

PL 698/2025
Iniciativa: Deputada Ana Campagnolo
Institui a inclusão da Síndrome de Dravet em protocolos estaduais de tratamento. Essa síndrome é uma epilepsia genética considerada rara, grave e progressiva, caracterizada por convulsões frequentes, que se manifesta ainda na infância e não tem cura.

PL 699/2025
Iniciativa: Deputada Ana Campagnolo
Institui o Cadastro Estadual de Pacientes com Doenças Raras.

PL 700/2025
Iniciativa: Deputada Ana Campagnolo
Institui a Semana Estadual de Conscientização da Síndrome de Dravet, a ser celebrada anualmente na semana de 22 de março.

Posts relacionados

PGJ recebe presidente da ALESC

Redação

Jaraguá do Sul recebe dois novos especialistas pelo Programa Mais Médicos

Redação

Sessão Solene Especial na ALESC celebra os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional

Redação