Blog do Prisco
Destaques

Alesc apresenta novas ações do comitê Integra em evento na Secretaria de Educação

Curso sobre segurança escolar é lançado durante reunião que reuniu autoridades da educação, segurança pública e sociedade civil.

Reunião marca novo ciclo de ações do Comitê Integra
Ocorreu no auditório da Secretaria Estadual de Educação, em Florianópolis, a reunião e o lançamento do curso virtual do comitê, o “Curso Integra: Estratégias de Segurança e Prevenção da Violência nas Escolas”. Esteve presente a deputada Paulinha (Podemos) e o evento contou também com a presença da secretária de educação, Luciane Ceretta, além de representantes das forças de segurança pública e da sociedade civil organizada.

Alesc toma iniciativa após desastre em escola
Após o trágico ataque em 2023 em uma escola de Blumenau, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina tomou à frente e criou o Comitê Integrado de Paz e Segurança nas Escolas (Integra). Uma ação vista com unanimidade por todos os 40 deputados catarinenses. Desde então a reunião, leis e medidas foram tomadas para seguir com o aperfeiçoamento em Santa Catarina, para que não volte a ocorrer este tipo de tragédia novamente. O Integra é composto por mais de 30 entidades, poderes e órgãos públicos.

Curso visa capacitar profissionais para prevenção da violência
Durante a reunião, foi lançado o “Curso Integra: Estratégias de Segurança e Prevenção da Violência nas Escolas”. A formação tem como objetivo capacitar profissionais da educação e da segurança pública para a construção de ambientes escolares mais seguros e acolhedores.

A secretária Luciane Ceretta destacou que a iniciativa está alinhada ao plano de contingência em elaboração pela pasta: “A formação dos profissionais de educação e das equipes gestoras é essencial para o enfrentamento das situações de risco nas escolas.”, afirmou.

Ceretta também classificou que este é um assunto imprescindível: “Hoje a segurança nas escolas deve ser um dos focos de toda a Secretaria de Estado de Educação, mas dos municípios também e essa forma de conduzir pela Alesc, integrando toda a rede, é algo que vai fazer a diferença ao longo do tempo”, disse.

Parlamentar reforça atuação conjunta do Legislativo
A deputada Paulinha, destacou o papel do Parlamento na articulação das políticas públicas voltadas à segurança nas escolas. Segundo a parlamentar, o comitê, que completou dois anos em junho, representa um esforço coletivo que ultrapassa diferenças partidárias.

“Toda vez que a gente fala algo do Integra, todo mundo na Alesc se ajuda. Então esse não é um trabalho individual de um deputado e sim de todo o Parlamento catarinense”, declarou.

Moção reconhece atuação de bombeiro em escola de Blumenau
Durante o encontro, foi entregue uma moção de aplauso ao bombeiro militar Curbani, que atuou para conter uma situação de risco em uma escola de Blumenau. O reconhecimento foi aprovado pela Assembleia Legislativa em razão da pronta intervenção do servidor público, que contribuiu para garantir a segurança de alunos e funcionários no local.

“Eu fico feliz de estar no lugar certo e na hora certa. Eu fiz o meu papel ao intervir e conversar com o rapaz, ele me respeitou. Meus amigos dizem: ‘Tudo bem, Curbani, mas se você não estivesse lá? Tu sabes qual seria o resultado?’ E eu não tenho essa resposta. Então eu estar lá, na hora certa, no local certo e proteger as crianças, me deixa feliz”, disse Curbani.

Pai de vítima defende participação ativa das famílias
O evento contou ainda com a presença de Paulo Edson, pai de uma das vítimas do episódio ocorrido em Blumenau em abril de 2023. Em seu pronunciamento, ele destacou os avanços alcançados pelo comitê desde a sua criação e defendeu maior envolvimento das famílias no cotidiano escolar.

“Além das melhorias estruturais e da atenção à saúde mental, é fundamental que pais e mães participem da vida escolar dos filhos. Não podemos deixar essa responsabilidade apenas nas mãos do Estado”, afirmou.

Sobre o Comitê Integra
O Comitê Integrado de Paz e Segurança nas Escolas (Integra) foi instituído pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2023. Presidido pelo deputado Julio Garcia (PSD), que destacou a liderança do comitê para a deputada Paulinha (Podemos), que acompanha o desenvolvimento desde a fundação. O grupo tem como objetivo propor políticas públicas e articular ações integradas de prevenção à violência no ambiente escolar.

Com a colaboração de André Palma Ribeiro

📷 FOTOS: https://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/foto_noticia_single/reuniaeo-comite-integra