Blog do Prisco
Manchete

Alesc avança para derrubar veto a projeto que combate reajuste abusivo do IPVA

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina deu o primeiro passo para derrubar o veto total do governador Jorginho Mello (PL) ao Projeto de Lei 7/2022, que busca instituir um teto para a cobrança do Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) no estado. A rejeição do veto foi aprovada nesta terça-feira, 16, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), após o deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) apresentar voto divergente do relator da matéria, deputado Pepê Collaço (PP), que deu parecer favorável à decisão do chefe do Executivo.

De autoria do ex-deputado Milton Hobus (PSD), a matéria tem como objetivo estabelecer uma trava que limite o aumento do IPVA ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado no ano anterior. Desta forma, a medida evitaria reajustes abusivos do tributo estadual. Para embasar o seu apoio ao projeto, Napoleão apresentou dados que demonstram a recorrência de aumentos acima da inflação, ocasionados pela valorização de veículos usados.

Em nove dos últimos 21 anos, segundo o parlamentar, o reajuste do IPVA ficou acima da inflação, o que na visão dele representa grande perda do poder de compra dos catarinenses. Conforme Bernardes, em muitos casos, o aumento foi superior ao triplo da inflação. “De 2021 para 2022, o IPVA foi corrigido em mais de 30%! Será que alguém teve um aumento assim no valor da sua renda? Fiz esse voto divergente a fim de promover justiça tributária. Isso é respeitar o bolso do contribuinte e o poder de compra do cidadão”, afirmou.

Após deliberação, a maioria dos parlamentares que integram a Comissão rejeitou o parecer do relator e decidiu pelo acolhimento do voto apresentado por Napoleão pela derrubada do veto. Com isso, a matéria segue para votação no Plenário da Alesc.

IPVA em SC
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo cobrado anualmente, cuja alíquota incide sobre o valor de mercado do veículo apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Em Santa Catarina, a alíquota aplicada é de 2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa; e 1% para veículos de duas ou três rodas; os de transporte de carga ou passageiros e os destinados à locação, de propriedade de locadoras de veículos.

Posts relacionados

Congresso derruba veto do presidente Lula que garante o ressarcimento de R$ 385 milhões a Santa Catarina

Redação

Senador Esperidião Amin solicita que CCJ discuta proposta que limita mandato de ministros do STF

Redação

Deputado catarinense recebe prêmio ‘Liderança Transformadora’ da Câmara dos Deputados da Argentina

Redação
Sair da versão mobile