Blog do Prisco
Destaques

Alesc concede título de cidadão catarinense ao desembargador Antônio do Rêgo Monteiro Rocha

Em prestigiada sessão solene na noite desta quarta-feira (6), o Parlamento catarinense concedeu o título de cidadão catarinense ao desembargador Antônio do Rêgo Monteiro Rocha.

Proposta pelo presidente da Casa, deputado Mauro De Nadal (MDB), a solenidade contou com a presença de representantes do Poder Judiciário catarinense, do Tribunal de Contas, do Ministério Público, de órgãos públicos, familiares, amigos e com a participação dos deputados Mário Motta (PSD) e Tiago Zilli (MDB).

Para o proponente da iniciativa, o deputado Mauro De Nadal, a homenagem é um reconhecimento dos catarinenses pela história de vida do desembargador construída em Santa Catarina.

Reconhecimento à história
“Ele é natural do Piauí, mas adotou nosso estado e Santa Catarina o adotou. É um homem que militou em várias comarcas do estado, presidiu o Tribunal Regional Eleitoral, enfim, tem uma familiaridade muito grande com o nosso estado e com os catarinenses. Por isso, concedemos a ele o título de cidadão catarinense, por unanimidade, aqui na Casa. É um reconhecimento a ele, sua família e a sua história construída aqui nessa terra”, afirmou o parlamentar.

Catarinense de coração
Natural do Piauí, o desembargador Antônio do Rêgo Monteiro Rocha chegou aos dois meses em Santa Catarina e confessa que é catarinense de coração e que esta homenagem vem coroar toda a sua trajetória e história construída em solo catarinense.

“É muito importante esse reconhecimento para mim. Estou feliz, envaidecido com a bondade dos senhores deputados da Assembleia que me concederam esse título de cidadão catarinense. Desde 2002 atuo como desembargador e essa homenagem foi uma conquista importante para mim, que tenho como fundamento de vida os pilares que recebi dos meus pais para melhorar cada vez mais como pessoa. Esse título é a  coroação. Estou feliz e contente. Viva Santa Catarina. Viva o Judiciário e viva Deus”, disse.

Ele comenta que como atuou por 30 anos pelo interior do estado, atestou que a cidadania é algo muito importante para os catarinenses. “Tanto é que a nossa Constituição de 1988 ficou sendo considerada como a Constituição Cidadã”. Ainda, comentou o amor que o catarinense tem com a sua terra, transformando o Estado no 6º em arrecadação do Brasil.

“Tudo isso é consequência da cultura, do modo de viver do povo catarinense, que se orgulha de sua terra”, observa.

Biografia
Antônio Rêgo Monteiro Rocha é natural de Teresina, Piauí, adotou Santa Catarina como seu Estado. É formado pela PUC do Paraná, com pós-graduação e mestrado pela UFSC, dedicando-se ao ensino de direito em universidades catarinenses e instituições de formação jurídica.

Em 1980, ingressou na Magistratura catarinense como juiz substituto, atuando em diversas comarcas, exercendo o cargo de juiz eleitoral. Ao longo de sua carreira no Tribunal Regional Eleitoral, ocupou posições como juiz auxiliar, efetivo e suplente.

Foi eleito presidente do TRE-SC entre 2018 e 2019. No Tribunal de Justiça de Santa Catarina foi eleito desembargador em 2002. Atualmente, integra a 2ª Câmara de Direito Civil no TJSC. Sua carreira é marcada pela atuação diversificada e relevante no Sistema Judiciário Catarinense.

Posts relacionados

Pressão por solução para o Morro dos Cavalos a partir das Câmaras de Vereadores

Redação

Presidente da Câmara de Blumenau manda moção de repúdio ao presidente Lula

Redação

Alesc tem semana de esforço concentrado para aprovação de projetos do governo

Redação