Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Alesc promove sessão em alusão ao Dia Estadual de Combate à Corrupção

Nesta terça-feira, 27 de agosto, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou Sessão Especial em alusão ao Dia Estadual de Combate à Corrupção, recentemente instituído pela Lei nº 19.050, de 20 de agosto de 2024. Presidida pelo deputado estadual Mário Motta (PSD), a solenidade, que marca a primeira celebração oficial da data, conta com o apoio do Programa Educando Cidadãos e reflete o compromisso do Estado com a promoção da transparência e da integridade no setor público.

O Programa Educando Cidadãos, inspirado na campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” idealizada pelo promotor de justiça Affonso Ghizzo Neto, é uma iniciativa de governança compartilhada entre as principais entidades de Santa Catarina. O programa busca disseminar uma cultura coletiva de cooperação social no sistema educacional, incentivando cada indivíduo a assumir papel de liderança e participação ativa no combate à corrupção.

A nova lei, sancionada pelo governador Jorginho Mello e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 26 de agosto, altera o Anexo Único da Lei nº 18.531, de 2022, consolidando a inclusão do Dia Estadual de Combate à Corrupção no Calendário Oficial do Estado. Além de instituir o dia 27 de agosto como oficial, a legislação também transfere a Semana Estadual de Combate à Corrupção, anteriormente realizada em julho, para o período que compreende a nova data.

Durante a Semana Estadual de Combate à Corrupção, as instituições públicas, em parceria com organizações privadas, promoverão uma série de atividades, palestras e debates voltados ao enfrentamento da corrupção. Entre os objetivos específicos da Semana estão a recuperação da credibilidade das instituições públicas, o incentivo à proposição de normas contra a corrupção, a disseminação de informações sobre o papel do cidadão no combate diário à corrupção, e a apresentação de medidas práticas para combater ações corruptas.

A nova legislação também enfatiza a importância do envolvimento das comunidades escolares da rede pública estadual na luta contra a corrupção, propondo mobilizações e atividades que fomentem a cidadania e a interação política entre instituições públicas e privadas.

“O evento na Alesc reflete o esforço conjunto do poder público e da sociedade civil em consolidar uma cultura de transparência e ética em Santa Catarina, promovendo a conscientização sobre a importância do combate à corrupção em todos os níveis”, destacou o deputado Mário Motta.

Fotos: Rodolfo Espínola/Agência AL.

Posts relacionados

Carol ao Senado

Redação

Com aval de Jorginho, secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, exalta Maurício Peixer como novo líder do Governo na Alesc

Redação

Santa Catarina Lança o Programa “Pet Levado a Sério”

Redação