Há mais de 50 anos na política, sem um arranhão no que diz respeito à postura, Esperidião Amin circula com o fôlego renovado.
Além de vibrar pela super federação formada pelo seu PP e o União Brasil, que nasce como a maior força política do país, o senador atua firme para buscar a reeleição.
Caso consiga renovar o mandato, Esperidião Amin, duas vezes governador, pode ser o primeiro a se reeleger à Câmara Alta.
Os catarinenses nunca reelegeram um senador.
E como o experiente político pensa em chegar lá? Compondo com Jorginho Mello, o governador que vai à reeleição, praticamente sem adversários.
E o João Rodrigues? O pré-candidato do PSD anda com dificuldades. Fala bem, mas age pouco. Até agora, não agregou um partido sequer ao seu projeto.
Faz tempo
Outro aspecto a ser observado e que o senador catarinense faz questão de ressaltar: ele e o PP, assim como o União Brasil, sempre foram de direita. Não nasceram agora.
Puxando voto
A federação, aliás, já fala em ter candidato a presidente, o que certamente pode fortalecer a eleição para deputados e senadores.
Com Jorginho
Se Esperidião Amin já sinaliza apoio a Jorginho é porque sabe que o apoio da federação ao governador virá de cima. E que sua chance maior de conquistar outro mandato de senador é na composição de Jorginho.
Calma
Verdade que ainda muita água vai passar por baixo da ponte, mas se alguém sabe o caminho para se eleger, ele é Esperidião Amin.
Na imprensa
Ao colega Adelor Lessa, da Rádio Som Maior de Criciúma, o senador já declarou que apoia Jorginho Mello.
Desacreditados
Sim, alguns boca-alugadas vão dizer que o PP está dividido, bla bla blá, mas no fim das contas a maioria vai ficar com quem vai ganhar.
Ninguém aposta em cavalo paraguaio. Simples assim.
História
Em tempo, o senador catarinense já era favorável à federação desde 2023. Já antevia a força do projeto.
Efeito cascata
Depois da super federação PP e União Brasil, duas novas vão se formar. O MDB com o Republicanos e o PSDB com o Podemos.
O colunista arrisca dizer que as três federações estarão com o governador Jorginho Mello.
Exemplo
Se houve um político que o atual mandatário de Santa Catarina respeitou e admirou, foi Luiz Henrique da Silveira.
E foi com LHS que Jorginho aprendeu a construir a famosa eleição de morro de abaixo.