Destaques

Amin é único catarinense entre os “cabeças”

Ex-governador e ex-senador, o deputado federal Esperidião Amin é o único catarinense na lista dos 100 “cabeças do Congresso Nacional”, versão 2016. Ele figura neste ranking pela sexta vez, destacando-se como “Articulador/Fomentador.” Saiba um pouco mais sobre esta publicação, organizada pelo DIAP.

“A série Os “Cabeças” do Congresso Nacional, que chega a sua 23ª edição, surgiu da necessidade de mapeamento, a partir de critérios objetivos, dos deputados e senadores que conduzem o processo decisório no Poder Legislativo. Com essa finalidade, o DIAP desenvolveu uma metodologia para identificar, anualmente, os 100 parlamentares com mais habilidades para elaborar, interpretar, debater ou dominar regras e normas do processo decisório, bem como para manipular recursos de poder, de tal modo que suas preferências, ou do grupo que lideram, prevaleçam no conflito político.

O objetivo da publicação – produto de um acompanhamento permanente e sistemático do DIAP desde 1986, embora a série só tenha sido lançada em 1994 – é fornecer ao movimento social uma radiografia dos principais interlocutores – partidários, profissionais, ideológicos ou de grupos políticos – no Congresso Nacional, publicando um rápido perfil com resumo das principais habilidades dos parlamentares que realmente exercem influ- ência no processo decisório do Poder Legislativo”

Sair da versão mobile