Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Arrecadação estadual começa a reagir

A arrecadação do Estado de Santa Catarina no mês de julho, conforme dados da Secretaria da Fazenda (SEF), foi de pouco mais de R$ 2 bilhões. O valor é 12% maior se comparado ao mesmo período do ano passado e 14,2% superior ao mês de junho de 2018. A reação de setores que tiveram a atividade represada durante a greve dos caminhoneiros e a campanha Compre de SC, lançada pelo Governo do Estado, de estímulo ao consumo interno, contribuíram para os patamares positivos.
“A iniciativa deu resultado, a população e as entidades representativas do setor produtivo entenderam a importância e abraçaram a campanha Compre de SC. Esse movimento ajudou o Estado a superar os prejuízos severos causados pela paralisação nacional dos caminhoneiros”, avalia o governador Eduardo Pinho Moreira.
Além da valorização da mão de obra local, o incentivo ao consumo interno ajuda a economia catarinense com a arrecadação de impostos, e o ciclo se completa com o retorno para a sociedade em serviços públicos de melhor qualidade. “Quando o consumidor dá preferência para os produtos catarinenses, o imposto fica em Santa Catarina, do contrário, dois terços do imposto vai para o Estado de origem da mercadoria”, explica o governador.
Com o fim da paralisação dos caminhoneiros, nos últimos três meses, Santa Catarina vem se recuperando de perdas que somaram R$ 347 milhões, segundo a SEF. Nos meses de junho e julho, setores que foram extremamente impactados pela greve estão reagindo aos prejuízos, destaque para o agronegócio, com 31,4% de aumento no consumo, seguido do setor de materiais de construção, com 20,4%.
Ainda de acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, no primeiro semestre de 2018, com um crescimento de 5,8%, a arrecadação estadual ficou abaixo do que era esperado, mas o bom resultado de julho aumenta a expectativa para alcançar um crescimento de 9% até o final do ano. “Mantendo o rigor no controle do gasto público, com a população, incentivando o consumo interno para aumentar a receita, queremos garantir a todos os catarinenses um fim de ano mais promissor e tranquilo a todos os catarinenses”, conclui o governador Eduardo Pinho Moreira.

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação