Blog do Prisco
Destaques

Atividade econômica de SC cai 1,3% em agosto e reforça desaceleração

Resultado do mês de agosto é o quarto negativo do ano, depois de julho mostrar estabilidade

O IBCR – indicador do Banco Central que mede a atividade econômica – registrou recuo de 1,3% em Santa Catarina em agosto na comparação com julho. O desempenho foi o terceiro pior do país, atrás apenas do Amazonas e de Minas Gerais, e o quarto resultado negativo do ano, após julho mostrar estabilidade na análise mensal.

“Os números não são surpresa. Eles refletem uma piora na produção industrial do estado, que tem sido fortemente impactada pelos efeitos do tarifaço e também pelos juros altos, que encarecem o crédito e adiam investimentos”, explica o presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Gilberto Seleme.

Dados compilados pelo Observatório FIESC mostram que, em agosto, a produção industrial caiu 1,8% em relação a julho e o comércio recuou 1,3%. O segmento de serviços registrou alta de 1,4% no mesmo período.

A expectativa da entidade é de que o indicador, que é considerado uma prévia do PIB, siga mostrando a desaceleração da atividade econômica, uma vez que não se vislumbra um recuo significativo da Selic até o fim do ano, nem mesmo uma solução rápida para a questão das tarifas dos Estados Unidos.

Acumulado do ano
A atividade econômica catarinense registrou alta de 4,9% no acumulado do ano até agosto na comparação com igual período do ano passado. O comércio cresceu 2,9%, a produção industrial avançou 3,3% e o segmento de serviços teve alta de 4,2% de janeiro a agosto em relação ao mesmo período de 2024.

foto> Freepik

Posts relacionados

Alesc terá debates sobre carnaval, cuidados paliativos, infraestrutura e Comenda do Legislativo

Redação

Governo do Estado publica edital de licitação da Barragem de Mirim Doce, uma das maiores obras de contenção de cheias do Alto Vale

Redação

Santa Catarina tem a melhor distribuição de renda do país, aponta IBGE

Redação