Destaques

Audiência para debater a dificuldade sistemática e continuada de acesso ao crédito

O senador Esperidião Amin encaminhou um requerimento à comissão mista que acompanha as ações do governo de enfrentamento à covid-19, solicitando a realização de audiência pública remota para debater a dificuldade sistemática e continuada de acesso ao crédito por parte das micros e pequenas empresas e dos empreendedores individuais.

Este requerimento tem como objetivo colocar face a face, de um lado representantes de entidades que congregam os empresários, e do outro, o Poder Público e suas instituições ligadas ao mercado de crédito.

Diante do enfrentamento da grave crise econômica atual, há um clamor pela efetiva liberação de recursos para micros e pequenas empresas e para os empreendedores individuais.

– Essa queixa é procedente, recorrente e insolúvel perante os fatos! As micros e pequenas empresas não recebem os recursos que lhes são destinados pelo governo (não são poucos!), porque o sistema financeiro tradicional não tem expertise para lidar com quem “não tem garantia” para oferecer. Com a efetiva contribuição do Congresso, temos comprovado que há liquidez no Sistema Financeiro, mas os recursos não fluem para os empreendedores de pequeno porte – ressalta o senador Amin.

Praticamente, todas as semanas, nas reuniões da comissão mista, Amin critica os relatórios do BACEN, BB, CEF, BNDES e Tesouro, que evidenciam: muito dinheiro anunciado, disponível e empoçado.

A ideia é que participem da audiência as Micros e pequenas empresas; Cooperativas de crédito; Organizações da sociedade civil de microcrédito; Sociedades de Garantia de Crédito, além do Poder Público.

Sair da versão mobile