Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Audiência pública em Florianópolis nesta segunda-feira para debater a reformulação do processo de escolha para o Quinto Constitucional

Após concluir uma consulta online à advocacia catarinense para ouvir sugestões de mudanças no processo de escolha do Quinto Constitucional, no âmbito da Seccional, a OAB/SC realiza nova rodada de discussões sobre o assunto, desta vez por meio de audiências públicas em todo o Estado. A programação, que iniciou em 8 de julho na Subseção de Joinville, ocorre agora em Florianópolis. A audiência pública na Capital está marcada para segunda-feira (22/7), na sede da Seccional, a partir das 10h. E com o objetivo de promover a inclusividade, a advocacia poderá participar desta segunda rodada de debates via videoconferência, acessando este link: https://www.gotomeet.me/oabsc_plenario.

Para o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, é fundamental ouvir a opinião dos advogados e advogadas catarinenses na busca de aperfeiçoamento dos critérios para a indicação de nomes que vão ocupar vagas em tribunais. “É preciso democratizar e dar mais transparência ao certame, de forma a garantir a participação de advogados de todas as regiões do Estado e reduzir ao máximo a influência política e econômica na definição da nominata”, explica Horn. O conselheiro Thiago Custódio Pereira, que preside a Comissão Mista criada especialmente para cuidar da reformulação do processo de escolha do Quinto Constitucional na OAB/SC, observa que todas as sugestões serão avaliadas também pelo Conselho Pleno e junto à Diretoria da OAB.  “Todas as considerações poderão refletir no regulamento para os próximos procedimentos de escolha dos nomes pelo critério do Quinto Constitucional”, ressalta o conselheiro.

Discussão no plano nacional

A OAB encerrou no dia 28 de junho a consulta online realizada junto à advocacia catarinense para ouvir sugestões sobre a reformulação do processo eleitoral do Quinto Constitucional, etapa que antecedeu as audiências públicas. Paralelamente às discussões no Estado, o presidente Rafael Horn levou o assunto ao Conselho Federal da OAB e pediu que seja avaliada a possibilidade de alterar as regras aplicáveis ao Quinto Constitucional no que diz respeito à autonomia das Seccionais sobre a forma de votação. “Levamos para o plano nacional essa e outras propostas em prol de um projeto coletivo de vanguarda e de constante valorização de nossa classe. O objetivo é alcançar maior inclusividade da advocacia e participação das Subseções, além da transparência para que o Colégio de Presidentes de Subseções e o Conselho Estadual atuem na apuração dos critérios técnicos e regionais na definição das candidaturas”, defende Horn.

SAIBA MAIS – O chamado Quinto Constitucional, dispositivo constitucional, prevê alternância no preenchimento de alguns dos cargos de desembargador, destinando vagas à advocacia e ao Ministério Público. Nas vagas destinadas à advocacia, o Conselho Estadual da OAB/SC vota em uma lista sêxtupla dentre os candidatos, encaminhada ao tribunal da respectiva vaga (TJSC ou TRE/SC), que forma então uma lista tríplice, submetida ao governador do Estado, que tem a competência para escolher e nomear o desembargador.

foto>Advocacia se reuniu no último dia 8 em Joinville para discutir o aperfeiçoamento do processo de escolha para o Quinto – Júlia Knabem, divulgação

Posts relacionados

Governo estima economia de R$ 1,5 bilhão com o Programa Compras SC nos próximos dois anos

Redação

Governador Jorginho Mello visita Encontro Nacional da FE em Florianópolis

Redação

FAESC participa de audiência pública da Câmara dos Deputados que defende agilidade no controle de javalis

Redação