Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Audiência pública para debater ferrovia litorânea

A construção da Ferrovia Litorânea é um dos projetos mais aguardados pelas indústrias de Santa Catarina. O projeto foi dividido em dois trechos (Tubarão – Tijucas e Tijucas – Araquari) e prevê 245 quilômetros de extensão, alcançando áreas próximas aos portos de Imbituba, Itajaí, navegantes e São Francisco do Sul. Da mesma forma se interligando à malha ferroviária nacional realizando a conexão de um dos mais eficientes complexos portuários do país.

caropreso audiência pública

A Ferrovia Litorânea é fundamental para Santa Catarina pelos benefícios econômicos e pela redução do número de caminhões que trafegam pela BR-101 que está sobrecarregada. Evitando também acidentes na rodovia e trazendo benefícios para o meio ambiente com a diminuição da emissão de poluentes.

O custo de construção foi estimado em R$ 2,4 bilhões, com prazo de conclusão em seis anos, mas é esperado o retorno do investimento em 12 anos. Em função à indefinição sobre a transposição da área indígena do Morro dos Cavalos, em Palhoça, o projeto do Trecho 01 está parado.

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) está evitando a travessia subterrânea da área indígena. As alternativas propostas pela Fundação elevariam o custo da transposição do Morro dos Cavalos para até R$ 16 bilhões, inviabilizando financeiramente a ferrovia.

Assim a mobilização da sociedade em apoio ao projeto é de extrema importância para que a ferrovia saia do papel.

Para trazer o assunto à tona o Deputado Estadual Vicente Caropreso propôs uma audiência pública para discutir o assunto. “Não podemos deixar que Santa Catarina sofra prejuízos pela falta de comunicação entre os órgãos envolvidos no projeto. Devemos buscar uma solução para este impasse”, destacou o parlamentar.

O evento ocorre no próximo dia 17 de setembro, ás 13:30 hs, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembléia Legislativa, em Florianópolis.

SERVIÇO

O que: Audiência Pública sobre a Ferrovia Litorânea em Santa Catarina

Quando: Dia 17 de setembro de 2015

Onde: Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembléia Legislativa, em Florianópolis.

Foto: Ag. Alesc, arquivo, divulgação

 

Posts relacionados

Governo de SC zera imposto sobre alimentos da cesta básica e amplia incentivos para a indústria

Redação

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Com incentivo do Governo do Estado, produtor catarinense pode ter financiamento com juro zero no Plano Safra

Redação