Blog do Prisco
Destaques

Blumenau dá passo inédito para se tornar a primeira cidade-irmã de Trento no Brasil

Acordo abre oportunidades de cooperação internacional e reforça vínculo entre as duas comunidades

A Prefeitura de Blumenau formalizou nesta segunda-feira, dia 24, às 14h, no Salão Nobre, a assinatura do Pacto de Amizade entre Blumenau e a cidade de Trento, na Itália. A iniciativa é um avanço para que o município se torne oficialmente cidade-irmã de Trento, em parceria inédita no Brasil.

O Pacto de Amizade é o início da formalização do acordo que pode tornar Blumenau a primeira cidade brasileira a estabelecer parceria oficial de cidade-irmã com Trento (em italiano, Gemellaggio). O documento estabelece cinco eixos principais de cooperação: Cultural e Turístico; Educativo e Formativo; Social e Esportivo; Econômico e Comercial; e Ambiental e Territorial.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Trento, Dr. Franco Ianeselli, da presidente da Câmara de Vereadores de Trento, Dra. Silvia Zanetti, e da Agente Consular Honorária da Itália em Blumenau, Norma Maria Da Rui, que representa o Cônsul-Geral da Itália para Santa Catarina e Paraná, Dr. Angelo Sírico. O grupo cultural “Fratelli del Circolo”, da Lira Circolo Italiano de Blumenau, se apresentou durante a cerimônia.

Com a assinatura do pacto, Blumenau e Trento passam a construir uma agenda conjunta de desenvolvimento, abrindo oportunidade de ampliar o intercâmbio cultural, social e tecnológico entre as cidades. “Este é um momento histórico para Blumenau. A aproximação com Trento reconhece os laços que nos unem há quase 150 anos e projeta novas oportunidades para nossa cidade, especialmente nas áreas cultural, econômica e acadêmica. Estamos abrindo portas para que Blumenau avance em conexões internacionais que valorizam nossa identidade e fortalecem o desenvolvimento da região.”, destaca o prefeito Egidio Ferrari.

Passado em comum

A formalização do pacto se apoia em laços históricos: assim como Blumenau, Trento apresenta forte influência europeia marcada pela convivência entre tradições alemãs e italianas. Esses vínculos têm origem no movimento migratório de formação da Colônia Blumenau a partir de 1875. O compromisso reforça a valorização e preservação da herança histórica comum, reconhecendo a contribuição da comunidade ítalo-descendente para o desenvolvimento de Blumenau.

A aproximação entre os dois municípios teve início em setembro deste ano, quando o prefeito Egidio visitou Trento como integrante da comitiva da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve). Durante a agenda oficial, ele entregou às autoridades italianas o pedido formal para a criação do Pacto de Amizade.

 

Posts relacionados

Prefeitura de Joinville promove roadshow sobre PPP de Infraestrutura Escolar

Redação

Prefeitura de Joinville lança edital para contratação de videomonitoramento com câmeras com reconhecimento facial e recursos de inteligência artificial

Redação

Banco do Emprego inicia ano com quase 400 vagas e impulsiona desenvolvimento econômico

Redação