Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Blumenau é a primeira cidade catarinense a lançar o Escritório de Compras Públicas para orientar empreendedores

Objetivo é facilitar a participação de micro e pequenas empresas em licitações governamentais

A cidade de Blumenau se destaca como a primeira em Santa Catarina a regulamentar o incentivo à participação de Microempreendedores Individuais (MEIs) e Micro e Pequenas Empresas (MPEs) em licitações públicas. Essa iniciativa pioneira é impulsionada pelo lançamento, na próxima semana, do Escritório de Compras Públicas pela Praça do Empreendedor, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec). O novo serviço tem o foco de orientar microempreendedores sobre como participar de licitações.A iniciativa se baseia na recente Lei Municipal nº 27/2025, que estabelece a obrigatoriedade de licitações abertas pelo município com valor limite de até R$ 160 mil para aquisições de bens e serviços serem realizadas exclusivamente com MEIs ou empresas de pequeno porte.

“As compras governamentais são um mercado muitas vezes pouco explorado pelos empreendedores, pela complexidade burocrática. Nosso objetivo é diminuir esse estigma, explicando como funcionam os editais, qual a documentação necessária e o passo a passo para participar das licitações de maneira competitiva”, esclarece o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Walfredo Balistieri.

Na quarta-feira, dia 17, uma palestra sobre o tema será realizada na Ampe Blumenau, às 19h, com o objetivo de sensibilizar empreendedores para o novo serviço. Além de capacitar MEIs e MPEs interessados em participar de licitações, o encontro marcará o início dos atendimentos do Escritório. O novo espaço da Praça do Empreendedor oferecerá suporte técnico aos empreendedores interessados em participar de licitações, com orientações sobre documentação, cadastro em plataformas e elaboração de propostas.

“Essa é mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora, que temos pactuado com o Sebrae. Trata-se de mais um mecanismo para estimular a formalização e o crescimento dos MEIs e das MPEs no município, fomentando a economia local”, destaca o diretor de Atendimento ao Empreendedor, Anderson Veiga.

Para participar da palestra “Conectando Governo e Negócios: oportunidades nas compras públicas”, com o consultor do Sebrae, Marcelo Donatti, basta se inscrever neste link.

Posts relacionados

Blumenau cria setor para incentivar participação de pequenas empresas em licitações pública

Redação

Prefeitura de Blumenau divulga datas de pagamento da segunda parcela do 13º e do abono do magistério

Redação